Você sabia que o merchandising no ponto de venda, além de despertar a atenção e interesse de compra do shopper, também pode ser uma ferramenta estratégica para contribuir com um mundo mais sustentável?

Falamos isso porque hoje já existem materiais de PDV ecologicamente corretos, feitos de plástico 100% reciclado como o PET, PP ou PS, que além de proteger o meio ambiente, também valorizam as marcas que têm um posicionamento sustentável frente ao novo shopper, muito mais consciente e conectado com valores de preservação do planeta. 

Segundo pesquisa da OpinionBox, 55% dos consumidores dão preferência por marcas engajadas em cuidar do meio ambiente, 42% deles se preocupam muito com práticas sustentáveis quando compram algo e 49% se preocupam pelo menos um pouco. Importante ressaltar que mais da metade das pessoas (54%) sempre ou com frequência preferem marcas famosas por cuidarem do meio ambiente e que 65% dos entrevistados deixariam de comprar produtos de uma empresa que poluísse o ambiente.

Sabendo desses dados, já deu para perceber que o seu trade marketing pode investir em materiais de alto valor agregado para a cadeia de merchandising, que vão gerar mais visibilidade e sell-out no ponto de venda, com responsabilidade ambiental.

Mas se você ainda tiver dúvidas, listamos neste post 5 benefícios que os materiais de PDV sustentáveis podem trazer para a sua marca. Confira! 

1. Fortalecimento da cadeia circular do plástico e fomento à reciclagem:

Quando grandes marcas apoiam iniciativas sustentáveis, o meio ambiente e as boas práticas de preservação da natureza vão para o centro das discussões. Sabemos que muitos dos problemas que estamos enfrentando atualmente são ocasionados pela falta de preocupação com o meio ambiente e, neste sentido, o consumidor e as marcas buscam cada vez mais ter responsabilidade ecológica.

O fortalecimento da cadeia circular do plástico é indispensável para que os recursos não se esgotem e para que as matérias-primas essenciais ao nosso trabalho tenham todo o seu potencial aproveitado. 

Aqui na Fábrica produzimos displays feitos exclusivamente de plástico reciclado a partir de garrafas e embalagens de BOPP e PET.

Isso possibilita um novo destino e utilidade para o plástico, que deixa de ir para os lixões ou aterros, retornando ao processo produtivo e sendo transformado em um produto de alto valor agregado para a cadeia de merchandising.

materiais de PDV sustentáveis

Rack produzido em PS 100% reciclado

 

2. Melhora a percepção do shopper sobre a marca:

Se a maioria dos shoppers dá preferência para marcas com engajamento na causa ambiental como vimos na pesquisa da OpinionBox, o que você está fazendo para que suas ações no ponto de venda sejam mais sustentáveis? 

Você sabia que hoje já existe a possibilidade das marcas desenvolverem materiais para o ponto de venda a partir de seus próprios resíduos pós-consumo ou pós-industriais? Embalagens plásticas como garrafas PET, por exemplo, podem ser recicladas e reutilizadas no processo de fabricação dessas soluções.

Investindo em MPDV reciclado sua marca contribui para que o plástico não acabe seu ciclo no meio ambiente causando poluição, e ainda reforça a economia circular.

Esse cuidado acaba sendo refletido no PDV e na imagem que o shopper tem da sua marca: conectada com as demandas atuais, responsável ecologicamente e preocupada com a sustentabilidade e com o descarte correto de resíduos.

Display produzido em PET 100% reciclado

 

3. Conecta a marca com as tendências de sustentabilidade mundiais:

Recentemente, a Apple lançou uma nova campanha com foco na sustentabilidade. Intitulada “A Apple tem um plano”. A comunicação da gigante da tecnologia lança o compromisso de, até o ano de 2030, ter toda a sua linha de produtos sendo fabricada com material reciclado e totalmente carbon free

Se uma empresa que é referência em tecnologia e qualidade quer, em menos de 10 anos, ter toda a sua linha de produtos 100% sustentável, acreditamos que a tendência está mais do que consolidada. Ter um posicionamento conectado ao que está acontecendo no mundo é indispensável para marcas que querem se manter ativas e em destaque na mente dos consumidores. 

Quando isso pode vir acompanhado de responsabilidade ecológica e de um impacto positivo no futuro do planeta, melhor ainda!

 

Display produzido em BOPP 100% reciclado

 

4. Ajuda a reduzir custos com material de PDV:

Investir em material de PDV sustentável gera economia sob muitas perspectivas. Aqui, o benefício é ainda mais claro: materiais de PDV feitos de plástico reciclado tem como principal característica a modularidade e por isso são soluções extremamente fáceis de montar e desmontar no PDV.  

Essa característica da modularidade oferece uma vantagem crucial para as marcas que precisam aumentar a capilaridade e expandir sua presença para diversos pontos de venda: a otimização logística. 

Associado a uma logística promocional eficaz, o MPDV sustentável facilita o transporte e a entrega, pois é muito mais compacto. Ele também favorece o aproveitamento de espaço do caminhão, o que faz com que sejam necessários menos veículos para transportar a mesma quantidade de materiais. 

Só para se ter uma ideia, a economia de frete pode chegar a uma redução anual de 70%, se comparado a displays metálicos ou de MDF, por exemplo. 

Isso significa menos caminhões nas ruas e menos poluentes na atmosfera. O meio ambiente agradece!

5. Agilidade de execução no PDV:

É impossível falar em merchandising sem falar em execução no ponto de venda e o papel do promotor de vendas. Todo o trabalho de planejamento de trade marketing tem como foco a operação no PDV e o impacto no shopper.

Para garantir a eficácia dessa estratégia, a exposição correta dos produtos é um fator fundamental. Por isso, os materiais de PDV são elementos que precisam ser visualmente atrativos, funcionais e fáceis de executar, facilitando assim o trabalho do promotor.

A modularidade do material de PDV reciclado possibilita o desenvolvimento de displays otimizados e que são muito mais dinâmicos, seja para transportar ou para instalar no ponto de venda. Eles são fornecidos desmontados e podem ser facilmente montados, sem a necessidade de grandes esforços da da equipe de campo.

E aí? Agora que você já conhece os benefícios dos materiais de PDV reciclados, vamos mudar a forma como sua marca se relaciona com o shopper e com o meio ambiente? Convidamos você para fazer parte dessa revolução a partir do seu merchandising junto conosco! 


Precisa de ajuda para executar sua estratégia de merchandising? 

Precisa de ajuda para repensar sua estratégia e ter mais visibilidade no Trade Marketing? Então saiba que a Fábrica de Ideias pode ajudar.

Além de possuir uma grande capacidade produtiva dos materiais de merchandising, também somos um fornecedor end to end, podendo ajudar sua empresa na logística e positivação de expositores no PDV.

Graças ao seu domínio de mercado, a Fábrica de Ideias é capaz de facilitar a execução do PDV e atender aos mais diversos formatos de lojas, nos mais diversificados canais de venda.

Visite nosso site para saber mais sobre as soluções que nós oferecemos.


A Fábrica de Ideias é especialista em merchandising no PDV. Atuando há mais de 20 anos, nossa equipe atua criando, produzindo, armazenando e ativando soluções completas. Não importa qual é o seu desafio, a Fábrica de Ideia é o seu parceiro ideal para merchandising em PDV. Conheça o trabalho da Fábrica de Ideias e contate nossa equipe.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.