Alô, Papai Noel: como o seu PDV ajuda a aumentar as vendas no Natal?

Aumentar as vendas no PDV é um dos principais objetivos marcas. 

E poucas épocas do ano são tão propícias para alcançar esse objetivo quanto o Natal. Afinal, a euforia econômica toma conta e muito do dinheiro que os consumidores seguraram ao longo do ano, é liberado nesse período. 

Para se ter uma ideia do potencial da data, o varejo brasileiro prevê o maior crescimento de vendas natalinas dos últimos seis anos. De acordo com a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), a estimativa é arrecadar R$ 35,9 bilhões. Sendo assim, haverá um crescimento de 4,8% em relação a 2018. 

Porém, como garantir que essa previsão otimista atinja a sua marca? 

Ora, investir num ponto de venda efetivo é sempre uma ótima alternativa – afinal, é ali que a decisão de compra acontece. Ah! E não deixe as estratégias customer centric de lado. 

 

Aumentar as vendas no PDV: aproveitando a data do Papai Noel 

Melhorar o point of sale passa diretamente por elaborar e executar uma estratégia eficiente de merchandising. Quando falamos de merchandising, referimo-nos ao planejamento promocional do produto. E se tratando da época de Natal, não podemos esquecer de divulgar promoções e ações que valorizem a marca e o produto. 

Tendo isso em mente, separamos algumas dicas que vão incrementar o seu PDV e, consequentemente, aquecer as suas vendas. 

1. Conheça o público-alvo

Saber quem é o seu público-alvo é uma informação valiosa. A partir dela, você encontrará as melhores oportunidades para atingir o target e turbinar as vendas. Uma das melhores maneiras de entender seu público-alvo, é construindo um mapa mental do shopper. 

Afinal, estar atento ao seu público faz com que você saiba quais as tendências, comportamentos, desejos e necessidades dele. Dessa forma, você sempre oferecerá no seu PDV itens que despertam o interesse, fidelizando os shoppers. 

2. Invista no layout

Não basta ter um PDV e produtos. Na verdade, é preciso investir em como esses produtos estarão dispostos no espaço. O layout é parte essencial na hora de fazer com que o cliente entre na loja e se sinta tentado a olhar para o seu produto.

3. Aproveite a data para investir em ações promocionais

É um fato: os shoppers costumam reagir bem às promoções. Agora, imagine se essas promoções forem direcionadas para ações específicas de Natal… 

Um boom nas vendas é garantido! 

4. Não deixe de lado o marketing sensorial 

Embora seja uma estratégia de venda relativamente nova, o marketing sensorial está conquistando cada vez mais adeptos. Ao incentivar e aguçar os 5 sentidos do shopper (tato, audição, paladar, olfato e visão), você será capaz de proporcionar diferentes experiências e sensações. 

Exemplos clássicos são o “cheiro de carro novo”, a taça de champanhe ou o panettone quentinho oferecidos nos canais de venda – excelente ideia para o Natal!

 


Precisa de ajuda para executar sua estratégia de merchandising? 

Se você precisa repensar sua estratégia de Trade Marketing e Merchandising e ter mais visibilidade no ponto de venda, então saiba que a Fábrica de Ideias pode te ajudar.

Além de possuir know how e grande capacidade produtiva em materiais de PDV, também somos um fornecedor end to end, e integramos todas as etapas da cadeia de merchandising, desde o design e engenharia, até a produção, logística e positivação de expositores no PDV.

Graças ao seu domínio de mercado, a Fábrica de Ideias é capaz de facilitar a execução no PDV e atender aos mais diversos formatos de lojas, nos mais diversificados canais de venda.

Visite nosso site para saber mais sobre as soluções que nós oferecemos.


A Fábrica de Ideias é especialista em merchandising no PDV. Há mais de 20 anos no mercado, nossa equipe atua criando, produzindo, armazenando e ativando soluções completas. Não importa qual o seu desafio, a Fábrica de Ideias é o parceiro ideal para merchandising no ponto de venda. Conheça o trabalho da Fábrica de Ideias e contate nossa equipe.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.