O canal Farma possui um potencial gigantesco de trazer resultados positivos para o varejo. Seja pela sua variedade ou conveniência, é fato de que, no segmento, existe um grande sortimento de produtos para atender as mais diversas necessidades do shopper.

Além disso, o canal é um dos que possui os profissionais mais capacitados para trazer informações relevantes sobre o produto. Este ponto, aliás, se relaciona muito bem com os novos perfis de consumidor, que chegam até o PDV com muito mais informações do que antigamente. O novo shopper busca um diálogo de alto nível com um especialista quando está na loja!

A partir destas premissas, saiba o que é o canal Farma e os seus principais pilares que devem estar à frente de qualquer estratégia.

 

Canal Farma: o que é e quais são os principais pilares

 

1. Varejo farmacêutico

O canal possibilita a comercialização e exposição de medicamentos e de outros itens de abastecimento. Ele precisa ser rápido, simples e conveniente para o shopper. Segundo o InfoPHARMA, o canal representa até 25% do faturamento de uma farmácia.

2. O shopper

A jornada de compra do consumidor mudou no último ano. Segundo o IMS Health, 44% dos shoppers buscam farmácias querendo preços baixos e promoções. Por isso, é importante contar com variedade no mix de produtos para garantir a presença no PDV e não causar a desistência do shopper.

3. Tendências

O canal Farma já não é mais visto como um espaço para vender apenas medicamentos. Por isso, aí está uma grande oportunidade de trade marketing: organizar a loja de acordo com a jornada de compra do consumidor. Atenção ao gerenciamento de categorias também é válida neste canal.

Outra tendência interessante é que o canal Farma atual deve contar com menos balcões e vendas impessoais e com mais mesas de atendimento e ilhas para criar proximidade e identificação com o shopper. Por este motivo, o layout da loja precisa ser repensado para entregar agilidade e conveniência para a circulação.

 

Veja um dos nossos cases de sucesso no canal Farma utilizando estes pilares na ideia do projeto à ativação:

DA IDEIA À ATIVAÇÃO – BANDEJA AUSSIE NO CANAL FARMA

Quer saber como criar a melhor experiência e extrair o máximo do canal Farma? Conte com a Fábrica!


Precisa de ajuda para executar sua estratégia de merchandising? 

Precisa de ajuda para repensar sua estratégia e ter mais visibilidade no Trade Marketing? Então saiba que a Fábrica de Ideias pode ajudar.

Além de possuir uma grande capacidade produtiva dos materiais de merchandising, também somos um fornecedor end to end, podendo ajudar sua empresa na logística e positivação de expositores no PDV.

Graças ao seu domínio de mercado, a Fábrica de Ideias é capaz de facilitar a execução do PDV e atender aos mais diversos formatos de lojas, nos mais diversificados canais de venda.

Visite nosso site para saber mais sobre as soluções que nós oferecemos.


A Fábrica de Ideias é especialista em merchandising no PDV. Atuando há mais de 20 anos, nossa equipe atua criando, produzindo, armazenando e ativando soluções completas. Não importa qual é o seu desafio, a Fábrica de Ideia é o seu parceiro ideal para merchandising em PDV. Conheça o trabalho da Fábrica de Ideias e contate nossa equipe.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.