Cliente: Minalba
Solução: Ponta de Gôndola On The Go
Tipo de equipamento: Ponta de Gôndola
Processo: Metalurgia, Marcenaria e Impressão Digital
O que fizemos: Design, Engenharia, Protótipo e Produção
A Minalba Brasil, detentora das marcas Indaiá, Minalba, São Lourenço, Petrópolis, Refri, Citrus, Night Power e licenciada para a distribuição das marcas globais premium Perrier, S. Pellegrino e Acqua Panna, está há mais de 40 anos no mercado nacional de bebidas não alcóolicas.
Líder no segmento, a Minalba tem como propósito levar nutrição às pessoas com expertise em produtos.
O desafio do projeto OTG (On The Go) da Minalba, líder de mercado no segmento de água mineral, era proporcionar ao shopper o consumo imediato de água em canais onde existia carência de gôndolas que visavam este conceito, além de transparecer o portfólio e tornar a marca Top Of Mind para o consumidor.
Para complementar e mensurar a execução do projeto, a Minalba criou o IMEX (índice Minalba de execução) para os promotores, a fim de aferir no ponto de venda – através de KPI’s – a Fotografia de Sucesso, share de participação e oportunidades no ponto de venda.
A Fábrica de Ideias, segundo a Minalba, foi um dos pilares para a excelente execução do projeto OTG. Participamos da materialização da ideia e do conceito do mesmo, trazendo sugestões de soluções que atendessem às necessidades das marcas.
Neste projeto, foram desenvolvidas e produzidas diversas Pontas de Gôndola para as marcas Indaiá, S. Pellegrino, Aqcua Panna e Perrier, e ativadas em várias capitais do país, todas com o diferencial de geladeira, para oferecer o produto gelado e impulsionar o consumo imediato (On The Go).
Vale ressaltar que os materiais foram produzidos no processo de metalurgia e marcenaria, pois precisavam ser resistentes devido à quantidade de produtos expostos, além do projeto ter um viés de posicionamento de marca.
A Minalba conseguiu alcançar um resultado muito positivo em seu projeto, principalmente em reconhecimento de marca e de faturamento. A permanência dos materiais nos pontos de venda reforçaram o posicionamento perante a concorrência e o reconhecimento para com os shoppers.
Mesmo com a pandemia, a Minalba constatou um aumento de faturamento em 2020 comparado ao ano anterior. Isso se dá, também, pelo fato de que, enquanto as outras marcas do segmento cancelavam o investimento em merchandising, a Minalba decidiu continuar e ser referência no PDV. Em 2021, a marca irá ampliar as ativações devido ao sucesso do projeto.
Case: Triple Win
Cliente: Coca-Cola
Tipo de equipamento: MPDV para canal de consumo imediato
Processo: Injeção Plástica, Vacuum Forming e Metalurgia.
O que fizemos: Engenharia, Produção e Ativação nos PDVs.
Com mais de 125 anos de atuação, a Coca-Cola é líder em bebidas no Brasil e no mundo e dona de um extenso portfólio de produtos.
A companhia sempre inova nas estratégias que têm como foco o shopper e é conhecida por sua excelente execução de merchandising no ponto de venda. O projeto Triple Win foi embasado nestas premissas e incluiu a personalização dos materiais de bares e restaurantes com a identidade visual da marca.
No projeto Triple Win da Coca-Cola, o principal objetivo foi expandir ainda mais a visibilidade da marca em pontos estratégicos do canal de consumo imediato (bares e lanchonetes).
A ação no PDV contou com diversos materiais como: mesas e cadeiras, graxeiras, cavaletes, menus de parede, porta guardanapos, painéis e lixeiras, tudo com muito destaque para a marca.
Os desafios eram melhorar a experiência de compra no canal com a ambientação e personalização dos materiais produzidos pela Fábrica e aumentar o volume de vendas e de visibilidade da marca nestes clientes.
A Fábrica de Ideias foi a escolha da Coca-Cola para executar a engenharia e produção dos diversos materiais, visando o objetivo de criar uma ação de identidade visual única para bares e restaurantes nas regiões do interior de São Paulo e cidade de São Paulo.
Nosso desafio foi desenvolver desde o protótipo dos materiais até a ativação nos pontos de venda em um curto prazo de tempo. O parceiro logístico foi a G3F, responsável pela positivação dos materiais em mais de 200 PDVs (cerca de 10 a 12 por dia) visando este desafio.
O mais importante neste projeto é o alcance da ação, pois ele contemplou mais de 200 PDV’s no estado de São Paulo. Todos estes estabelecimentos ganharam muito em visibilidade, pois o objetivo principal era atrair a atenção do consumidor e mostrar que esses bares e restaurantes contam com produtos de qualidade desta marca que é Top of Mind de bebidas não-alcóolicas.
O projeto, que teve início em 2019, teve tantos resultados positivos (tanto em vendas quanto na experiência do consumidor no canal de consumo imediato) que vislumbrou a necessidade da marca de ativar ainda mais PDVs em 2021. Em aproximadamente dois anos ativos, o projeto será positivado em mais de 500 pontos de vendas no total.
Em suma, a Coca-Cola investiu e continua investindo neste canal pensando, principalmente, na jornada de consumo do shopper, além de propagar ainda mais a marca.
Cliente: Ambev
Solução: Rack Reciclado – Brahma Duplo Malte
Tipo de equipamento: Display de Chão
Processo: Injeção Plástica
O que fizemos: Engenharia e Produção
Focada em aumentar o uso de matéria prima reciclada em
seus materiais de PDV, a Ambev acaba de colocar em
supermercados e estabelecimentos de todo o país cerca de
11 mil racks (peças de exposição dos produtos em lojas) e
45 mil cestos de garrafas retornáveis produzidos com
plástico 100% reciclado.
A iniciativa teve como objetivo reduzir os resíduos de plástico
gerados não só nas embalagens de produtos da companhia, como
também nos materiais de trade.
Com a expansão, mais de 90% dos racks de plástico comprados
pela Ambev em 2020 já são 100% reciclados, comparados aos 5%
de 2019, ano da fase piloto do projeto.
Tivemos a honra de trabalhar em parceria com a Ambev
para produzir os racks de material sustentável da Brahma
Duplo Malte.
Nesta ação, foram produzidos milhares de
racks que serviram como peças de exposição para a nova
cerveja e, o mais legal: feitos com matéria prima 100%
reciclada (PET).
Você sabia que cada display equivale a 185 garrafas PET retiradas do meio ambiente? Temos orgulho de dizer que além de termos entregue materiais de alta qualidade, evitamos que cerca de 83 toneladas de plástico fossem parar no meio ambiente.
Case: Mobiliário para lojas
Cliente: Sherwin-Williams
Tipo de equipamento: Mobiliário, Displays
Processo: Marcenaria, Metalúrgica, Injeção Plástica
O que fizemos: Projeto de design e arquitetura, Engenharia, Produção, Armazenagem, Transporte e Ativação
A Sherwin Williams buscava um fornecedor com alta capacidade produtiva, que pudesse apoiar sua estratégia de trade marketing, a qual se baseava em ampliar a cobertura de suas marcas e produtos através das lojas revendedoras (lojas revenda master e lojas multimarcas).
Para isso acontecer, precisavam de soluções que garantissem a visibilidade e se adequassem a todos os formatos de negócio Sherwin-Williams. Além disso, necessitavam de materiais premium, resistentes e com alta durabilidade.
Nosso desafio, então, foi desenvolver projetos de arquitetura e ambientação de loja, pensando também na execução e ativação dos materiais de merchandising e mobiliário para as lojas da Sherwin-Williams.
A fim garantir a eficiência e qualidade de nossos serviços, desenvolvemos projetos totalmente personalizados, analisando e atendendo a necessidade de cada loja Sherwin-Williams.
Produzimos as soluções em merchandising e mobiliário utilizando desde os processos de marcenaria e metalúrgica, até injeção plástica, de acordo com a necessidade de cada projeto, para cada formato de loja. Além disso, também realizamos o transporte, o armazenamento e ativação de todo o mobiliário e demais materiais de merchandising, em parceria com nosso braço logístico, a G3F.
Através de um atendimento dedicado e projetos customizados, realizamos a entrega de mais de 3.000 displays e mobiliários para a Sherwin-Williams em todo o território nacional, o que possibilitou uma grande cobertura para suas marcas, e consequente retorno direto nas vendas dos produtos. Garantimos a satisfação de seus lojistas revendedores com a qualidade de nossos materiais e cumprimento de prazo, entregando uma solução completa: desde o projeto 3D até o transporte de materiais e ativação das lojas.
Case: Ambientação de Gôndola
Cliente: Perfetti Van Melle
Tipo de equipamento: Gôndola premium + Ponta de Gôndola Smart
Processo: Injeção Plástica e Metalúrgica
O que fizemos: Design, Engenharia, Produção e Ativação dos materiais de PDV
Uma das líderes globais quando o assunto são doces, a Perfetti sempre busca inovação, tanto em produtos como em soluções para o shopper e para o varejo.
Nesse projeto inovador chamado de “Loja de Doces”, a PVM nos trouxe um conceito com base em shopper insights e cujo desafio foi executar uma solução para ampliar a presença da categoria de balas e gomas para além dos checkouts, melhorando a navegação de compra e criando uma conexão emocional com o shopper.
A Fábrica de Ideias, parceira de longa data, foi a escolha da Perfetti para viabilizar esse projeto. Executamos uma solução completa dentro do ponto natural e que ajudou a coletar dados a partir da interação com o shopper.
Em parceria com a G3F, empresa de logística promocional e inovação para o varejo, implementamos a Smart Shelf, uma gôndola inteligente que gera dados. A solução permite analisar o comportamento do shopper através de mensagens personalizadas e controle de estoque em tempo real. Incrível, não?
Atendendo a todos os requisitos solicitados pelo projeto, entregamos uma solução premium, em um curto prazo de tempo, que resultou em grande atratividade no ponto de venda e excelente cobertura de mercado para a Perfetti.
Cliente: PepsiCo
Solução: Display Ecológico Lego
Tipo de equipamento: Display de Chão
Processo: Injeção Plástica
O que fizemos: Design, Engenharia e Produção
Após a implantação da Lei Nacional de Resíduos Sólidos, em 2010, a PepsiCo iniciou uma política empresarial com o projeto Performance com Propósito, envolvendo uma série de ações que tinham o objetivo de entregar crescimento sustentável de longo prazo, deixando uma marca positiva na sociedade e no meio ambiente.
Com essa nova visão estratégica, a empresa passou a preocupar-se com o destino dos resíduos gerados nas etapas de produção e pós-consumo de suas embalagens (de BOPP e PET), buscando uma nova utilização para as mesmas.
Foi daí que surgiu a demanda por um expositor para os produtos ELMA CHIPS® que fossem fabricados a partir do plástico BOPP utilizado na confecção das embalagens de salgadinho e que poderia ser totalmente reciclado.
As embalagens de salgadinhos, consideradas resíduos de difícil reciclabilidade e tidas pela comunidade de catadores como material sem valor comercial, agora deveriam ser transformadas em importante ferramenta para o ponto de venda.
Para isso, seria necessário transformar o trabalho de coleta e separação de resíduos sólidos em um negócio social, além de desmistificar o uso do BOPP e estimular a reciclagem desse plástico, pois muitos desconheciam a possibilidade de reaproveitamento desse material.
Uma parceria entre Fábrica de Ideias, PepsiCo e cooperativas de catadores de material reciclado permitiu o desenvolvimento do primeiro display para ponto de venda 100% reciclado do planeta, o qual demos o nome de Display Lego, em referência à sua estrutura de encaixe que se assemelha à do brinquedo que leva o mesmo nome.
Além disso, para atender aos requisitos de uma solução sustentável completa, também pensamos na otimização logística, através da criação de um display modular que pudesse ir desmontado e facilmente montado no PDV. Isso possibilitou a redução de custo na armazenagem e no transporte (menos caminhões), contribuindo também com a redução de poluentes na atmosfera.
Só em 2010, foram produzidos 20 mil displays 100% reciclados. Sendo que até 2014, foram produzidos mais de 144 mil displays.
Desde que começou a fornecer para a PepsiCo, a Fábrica de Ideias calcula ter transformado anualmente, em torno de 60 toneladas de plástico BOPP, o equivalente a 10 milhões de embalagens/ano.
Esse foi, sem dúvida, um projeto pioneiro e exclusivo, realizado em parceria com a PepsiCo Brasil, o qual trouxe grande visibilidade para a marca e seus produtos, lhe rendendo a premiação máxima em Sustentabilidade Ambiental do Chairman’s Award 2011, um dos mais importantes prêmios que a sede mundial da companhia destina àqueles que contribuíram de maneira excepcional para o crescimento dos negócios.
Além de contribuir com a preservação do meio-ambiente, retirando milhares de embalagens das ruas (para cada Display Lego de BOPP reciclado foram reutilizadas, em média, 425 embalagens de salgadinhos), o programa ainda gerou empregos nas cooperativas e a participação e engajamento dos consumidores no processo de reciclagem das embalagens.
Oito anos depois, nossa solução ainda é considerada um case de sucesso e pode ser encontrada nos principais pontos de venda do país, como checkouts de supermercados, postos de gasolina, mercearias e demais pontos estratégicos do trade.
Para saber mais, clique aqui: http://www.valor.com.br/arquivo/821585
Cliente: Mondelēz International
Solução: Expositor Aberto / Expositor Fechado
Tipo de equipamento: Display Modular de Balcão
Processo: Injeção Plástica
O que fizemos: Design, Engenharia e Produção
A Mondelez buscava um fornecedor com alta capacidade produtiva, que pudesse apoiar sua estratégia de trade marketing, a qual se baseava em ampliar a cobertura das marcas Halls e Trident nos pontos de venda, em um curto prazo de tempo e com preço adequado.
O objetivo era cobrir 350.000 pontos físicos, com a distribuição de 12 displays por ponto de venda em um prazo de um ano.
Nosso desafio então era desenvolver uma solução com design orientado a custo, que fosse transparente para destacar o produto, empilhável, com exposição horizontal / vertical e que pudesse alcançar uma produção escalonável sem correr risco de recall.
Além disso, deveríamos considerar a possibilidade de ativar o display em checkouts na forma de carona.
A Fábrica de Ideias desenvolveu uma solução 100% injetada em plástico translucido, em formato monobloco, pronta para ser ativada, e com design orientado a custo.
O expositor aberto e fechado foi pensando para atender as categorias de balas, gomas e chocolates da companhia nos balcões do trade, de maneira que se adaptasse aos espaços e trouxesse visibilidade para os produtos.
Com capacidade produtiva inicial de 16.000 displays/dia, a Fábrica de Ideias, líder em soluções injetadas para PDV, realizou a entrega de mais de 4.200.000 displays para a Mondelez, o que possibilitou uma grande cobertura para suas marcas e retorno direto nas vendas dos produtos.
Líder da categoria de balas e gomas, hoje a Mondelez possui a maior cobertura em exposição de produtos do mercado, ocupando os balcões e checkouts dos principais pontos de venda do Brasil.
Case: Retail Design
Cliente: Coca-Cola
Tipo de equipamento: Sistema Modular Completo
Processo: Injeção Plástica e Metalúrgica
O que fizemos: Engenharia e Produção
Cliente da Fábrica de Ideias desde 2002, a Coca-Cola é uma gigante global com 125 anos de atuação, líder em bebidas no Brasil e no mundo, e dona de um portfólio de 150 produtos que se dividem em nove categorias: água, café, chás, refrigerantes, néctares, sucos, lácteos, bebidas esportivas e à base de proteína vegetal.
Com esse extenso portfólio, a companhia sempre inova nas estratégias que têm como foco o shopper e é conhecida por sua excelente execução de merchandising no ponto de venda, desenvolvendo frequentemente materiais inovadores para ativação de vendas no varejo.
A Coca-Cola tinha o objetivo de criar um sistema modular de equipamentos de merchandising que convertesse o shopper no ponto de venda, através da reinvenção do espaço dentro dos supermercados, a fim de garantir a preferência da marca no curto e longo prazo. A ideia também era atrair a atenção do shopper nos locais adequados, proporcionando uma experiência de compra única e fomentando a compra por impulso.
Para atingir esse objetivo, as peças de merchandising deveriam atender aos seguintes requisitos de design:
Modularidade: capacidade de combinar elementos de várias maneiras a fim de atender diversos objetivos.
Durabilidade: capacidade de fornecer funcionalidade e aparência visual no trade por vários anos.
Escalabilidade: capacidade da solução se tornar comercialmente massiva. Produzida em larga escala, ela precisaria alcançar fabricantes, atingindo novas fronteiras e culturas.
Funcionalidade: o equipamento deveria funcionar como um sistema e atender às necessidades dos fabricantes, varejistas e shoppers. Soluções que entregam em todos os níveis superam as expectativas.
Adaptação: capacidade do equipamento de se ajustar e expandir, a fim de maximizar o uso do espaço no ponto de venda.
Viabilidade: a solução deveria ser executável e ter uma metodologia viável
Uma vez aprovado, o projeto seria ativado no Brasil, com possibilidade de extensão para outros países da América Latina.
Após uma concorrência que envolveu grandes players do mercado, a Fábrica de Ideias foi a escolha da Coca-Cola para executar a engenharia e produção das peças, por sua especialidade e conhecimento técnico na fabricação de soluções injetadas e otimizadas para o PDV.
Em parceria com a agência Barrows, responsável pelo design e identidade visual das peças, o desenvolvimento desse projeto foi pensado para seguir as premissas estruturais e estéticas da Coca-Cola, em curto prazo.
Juntos, criamos o Retail Design, um sistema modular para o PDV totalmente inovador e completo. Realizamos todos os testes necessários, desenvolvemos os protótipos e sua ativação em todo o Brasil, além de México, Costa Rica e Peru.
No total, foram projetadas 53 configurações diferentes dos equipamentos, com lançamento de 13 soluções nos pontos de venda.
Atendendo a todos os requisitos solicitados pelo projeto, entregamos uma solução premium, em um curto prazo de tempo, que resultou em grande atratividade no ponto de venda e excelente cobertura de mercado para a Coca-Cola.
Através do Retail Design, a Coca-Cola pôde aumentar e otimizar a exposição geral de seus produtos, gerando compras por impulso e aumento de giro dos produtos no trade. Além disso, nosso conceito modular facilitou a montagem no PDV, agradando fabricantes e varejistas.
No total, fornecemos milhares de equipamentos, sendo mais de 1.000 PDVs ativados.
Depoimentos
“Trabalhamos muito próximos em diversos projetos, mas gostaria de destacar o Retail Design, que foi um projeto de alta complexidade, cuja proposta era customização de materiais, adaptando-os à necessidade do PDV, sendo o projeto liderado pela unidade da Coca-Cola no Brasil e compartilhado por toda América Latina. Foi daí que criamos um time multifuncional e contamos com a expertise da Fábrica de Ideias desde o início, sendo essencial para alcançarmos o resultado planejado.”
Jader Almeida – Coca-Cola Brasil