No desenvolvimento do projeto para o seu material de PDV tudo precisa ser pensado nos mínimos detalhes para que ele entregue performance, mais visibilidade, resultado e atenda as necessidades do shopper. Afinal, o MPDV é uma das ferramentas mais poderosas para atrair, destacar o produto, despertar a compra e gerar lembrança no shopper.

Mas você sabia que existem diversos tipos de materiais de PDV e que cada um tem uma finalidade?

Ao planejar e definir sua estratégia de merchandising, o fator que mais determina o tipo ideal de material para o seu projeto é o objetivo da exposição. Seja para lançamento de produto, divulgar uma campanha institucional, fortalecer sua marca, aumentar a capilaridade, entre outros. Todos esses objetivos conversam diretamente com o material que será usado no seu projeto.

E é sobre esse tema que vamos falar no post de hoje.

Confira também:

  • O material de PDV ideal para cada objetivo de exposição
  • As melhores tecnologias para desenvolvimento do MPDV
  • Fatores determinantes para a qualidade do seu projeto
  • Exemplos de material para cada objetivo

1. O material de PDV ideal para cada objetivo de exposição

Os materiais de merchandising podem ser explorados de diversas maneiras, mas de forma mais objetiva, podemos defini-los de acordo com o tempo de permanência ou pelo ponto de contato no PDV.

Materiais de merchandising e tempo de permanência no PDV

• Permanente

Ficam por um longo período no PDV (em torno de 1 ano ou mais) e geralmente são institucionais, ou seja, colocam em destaque a marca do produto. Servem para demarcar o espaço da indústria no PDV. Podem ser soluções de metal ou MDF.
Ideal para campanhas institucionais e fortalecimento de marca no PDV, esse material tem como grandes vantagens a durabilidade e acabamento premium.

 

• Semipermanente

São materiais com um tempo de permanência médio no ponto de venda: em torno de 6 meses a 1 ano. Servem para campanhas institucionais, sazonais ou até mesmo lançamento de produtos.

Tradicionalmente, podem ser feitos de plástico (injetado ou moldado em vácuo).

Se a sua marca precisa aumentar a capilaridade e ganhar escala no PDV, esse tipo de material pode ser uma boa pedida. Além de serem leves, modulares, duráveis e resistentes, também podem ser desenvolvidos com material reciclado, o que contribui para a sustentabilidade do planeta.

 

• Temporário

Materiais desenvolvidos para ações de curto período, como um lançamento ou para incentivar a venda de algum produto com dificuldades de giro. São geralmente produzidos em papelão e são descartados rapidamente.

Fonte: Printi

Fonte: Printi

 

2. Materiais de merchandising e pontos de contato no PDV

Os materiais promocionais também podem ser definidos de acordo com os espaços ou pontos de contato no PDV. Geralmente são posicionados em pontos extras para garantir a dupla exposição no PDV e aumentar a interação do produto com o shopper.

“Para cada ponto de contato, existem mixes específicos de materiais.”, afirma Rubens Sant’Anna, especialista em trade marketing.

Confira abaixo os principais pontos de contato e os materiais de PDV mais indicados:

  • Vitrine (ambientação e display aéreo);
  • Entrada de loja (tótem e ilha);
  • Check-out (display de checkout);
  • Balcão (display de balcão);
  • Ponto extra (display de chão, ponta de gôndola);
  • Ponto natural (ambientação de categoria);
  • Corredor (ilha, display de chão);
  • Cross selling (display gravitacional, display carona).

Nós contamos melhor sobre cada tipo de material de PDV nesse post, mas seja ele um display de chão, uma ponta de gôndola, um display de balcão ou uma ambientação de loja, cada um pode ser produzido com um tipo de tecnologia diferente, que impacta diretamente no resultado final do projeto.

 

3. Qual a melhor tecnologia para desenvolver um material de PDV?

Não existe uma resposta exata para essa pergunta. Tudo vai depender do seu planejamento, objetivo de exposição, investimento, cobertura e prazo de campanha.

O sucesso de um material de PDV envolve muitos fatores e um dos principais deve ser a escolha de parceiros qualificados e com uma entrega de qualidade, que não comprometa seus resultados. Todo investimento precisa valer a pena e ter um ROI positivo para justificar futuras ações e decisões estratégicas junto à sua equipe.

“Não existe tecnologia melhor ou pior para exposição no PDV. Tudo irá depender das condições apresentadas pelo Trade e analisadas pelo especialista de MPDV. A melhor tecnologia é aquela que converge entre investimento e cobertura.”

– afirma Bruno Costa, especialista em material de PDV.

Que uma boa estrutura e tecnologia ajudam a entregar os melhores resultados, seja qual for o projeto envolvido, a gente já supõe. E quando você pensa em um parceiro para produção de materiais de PDV, precisa ir além da entrega final e considerar também a metodologia, processos e equipamentos utilizados.

Se você é profissional de trade marketing, é importante ter um certo conhecimento sobre esse tema para realizar a gestão de prazos e entregas com mais eficiência.

Para te ajudar nessa tarefa, trouxemos aqui alguns dos principais processos e tecnologias empregados no desenvolvimento de um MPDV:

  • Injeção plástica

    A injeção plástica é feita através de um super aquecimento da matéria prima que é injetada em molde para então a peça sair da máquina pronta. Possui prazo de produção em torno de 30 dias após aprovação total do projeto e pode ser  em larga escala.

 

  • Metalurgia

    Trabalhando com metal, os projetos que envolvem esse material geralmente também envolvem outros materiais combinados, como o MDF e a impressão digital. Com máquinas de solda, corte a laser e pintura a pó, esse tipo de material pode ser trabalhado de inúmeras formas. O prazo de produção gira em torno de 45 dias após aprovação total do projeto.

 

  • Marcenaria

    A marcenaria trabalha principalmente com MDF e como mencionado, costuma combinar estrutura metálica e impressão digital. Na marcenaria trabalhamos máquinas de usinagem com tecnologia de ponta, além de outras máquinas e técnicas de pintura específicas para esse material.

 

  • Impressão digital

    A impressão digital trabalha com máquinas que geram impressões de altíssima definição. O que gera um material mais atraente e bonito, destacando-se no PDV.

 

4. Como escolher um parceiro para apoiar minha estratégia de merchandising?

Propósito, estratégia e operação. Esses são os pilares do trade marketing e conciliá-los é um desafio e tanto, mas quando eles estão juntos e funcionando em sintonia, todo o trabalho do profissional de trade marketing tende a ganhar.

Seja no aspecto organizacional ou na percepção do shopper, é visível que basear o trabalho de trade e merchandising em pilares bem estabelecidos traz muitos ganhos, como resultados de sell out, de branding e de relacionamento.

Para te ajudar a executar esses três pilares, procure uma empresa que te ofereça:

Acompanhar a evolução do projeto em detalhes: com a entrega de documentos e materiais para aprovação de cada etapa. Assim você garante que seu material de PDV está sendo executado da forma planejada

Prazos cumpridos: com comprometimento e organização os prazos estipulados são cumpridos com muito mais facilidade

Segurança: garantia de que o trabalho será feito, entregue e positivado de forma correta.

Apoio extra: equipe que te escute e execute seus planos, além de atender suas necessidades pós-vendas.

E por falar em equipe, tão essencial quanto sua equipe interna são os profissionais envolvidos para além da sua empresa. A equipe envolvida nos seus projetos de merchandising precisa estar alinhada com seus objetivos e ir além do esperado, oferecendo soluções que façam do seu material de PDV um grande sucesso.
Uma equipe multidisciplinar atende as mais diversas demandas e tem profissionais de diferentes setores que se complementam para chegar a um projeto completo.

Outros fatores determinantes para a escolha de uma empresa que atenda da melhor forma sua demanda são:

• A empresa tem capacidade produtiva para te atender?

Para cobrir todos os PDVs que sua marca está presente é necessária uma capacidade de produção de larga escala;

• Como é a infraestrutura e as tecnologias utilizadas?

Equipamentos e estrutura são determinantes para a produção de qualidade do projeto, além de garantir que os prazos já traçados sejam cumpridos.

• Conhece cases de sucesso da empresa?

A experiência de uma empresa conta muito para o sucesso da sua capacidade de entrega.

• E sua credibilidade no mercado?

O feedback de quem já consumiu e viveu a experiência de compra numa empresa te diz muito sobre o que esperar quando chegar a sua vez.

 


Precisa de ajuda para executar sua estratégia de merchandising? 

Se você precisa repensar sua estratégia de Trade Marketing e Merchandising e ter mais visibilidade no ponto de venda, então saiba que a Fábrica de Ideias pode te ajudar.

Além de possuir know how e grande capacidade produtiva em materiais de PDV, também somos um fornecedor end to end, e integramos todas as etapas da cadeia de merchandising, desde o design e engenharia, até a produção, logística e positivação de expositores no PDV.

Graças ao seu domínio de mercado, a Fábrica de Ideias é capaz de facilitar a execução no PDV e atender aos mais diversos formatos de lojas, nos mais diversificados canais de venda.

Visite nosso site para saber mais sobre as soluções que nós oferecemos.



A Fábrica de Ideias é especialista em merchandising no PDV. Há mais de 20 anos no mercado, nossa equipe atua criando, produzindo, armazenando e ativando soluções completas. Não importa qual o seu desafio, a Fábrica de Ideias é o parceiro ideal para merchandising no ponto de venda. Conheça o trabalho da Fábrica de Ideias e contate nossa equipe.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.