briefing merchandising

O briefing faz parte do processo criativo e é o primeiro passo para começar um novo projeto. Ele é a etapa mais relevante e se não for bem feito (ou bem entendido), pode causar muito ruído, atrapalhando o andamento do trabalho e, consequentemente, os resultados do seu projeto de merchandising.
O conteúdo do briefing é composto por varias informações, desde os detalhes das marcas e produtos a serem promovidos no ponto de venda até o perfil do shopper, objetivos, prazos e outros dados. É um documento que definirá o escopo do projeto e também servirá como um material de consulta, que deve ser disponibilizado para toda a equipe envolvida no projeto. Quanto mais detalhado for o seu briefing, maiores serão as chances do seu projeto de merchandising ser um sucesso!

Por isso, reunimos neste post as principais etapas e o roteiro para estruturar um briefing completo:

 

1. Objetivos e metas

Definir os objetivos e metas é fundamental para saber o que se deseja alcançar com o projeto de merchandising. Aumentar o sell out de determinado produto? Reposicionar a marca? Fazer branding? Lançar um novo produto no mercado? Qualquer que seja o seu objetivo para a exposição do produto deixe isso bem claro na etapa do briefing.

 

2. Histórico da marca/produto

Explique tudo a respeito da marca, a categoria de produtos e seus esforços de branding. Fale também da comunicação e conceito visual da campanha (caso exista), assim como a identidade visual da marca. Nesse ponto também é importante destacar a missão e os diferenciais da marca.

 

3. Informações sobre shopper

É muito importante conhecer e entender o shopper, afinal todos os esforços são dedicados para atrair sua atenção e melhorar sua experiência de compra no ponto de venda. Como ele se comporta em cada um dos canais, qual a classe social, sexo, faixa etária, hábitos de compra, necessidades etc.

 

4. Concorrência

É importante saber quem são os concorrentes da marca, como eles trabalham, como divulgam suas marcas no ponto de venda e os cases de sucesso. Toda informação é útil e conhecer os concorrentes agrega informações relevantes para o projeto.

 

5. Especificações do canal

Como são os canais onde a peça será exposta? Quais os locais destinados aos materiais de merchandising? (ex: ponto extra, ponto natural, cross merchandising etc). Faça esse estudo e indique as principais características e particularidades de cada canal.

 

6. Especificações do material de merchandising

Essa etapa é uma das mais importantes do briefing, por isso, deve ser bem detalhada.
Abaixo elencamos alguns dos principais pontos a serem verificados:

• Qual categoria de produto será exposta?
• Qual a quantidade de produtos por material? (planograma)
• Quanto tempo o material ficará no ponto de venda? (durabilidade)
• Será um material permanente, semi-permanente ou temporário?
• Qual o tipo de peça que será produzida (display de chão, display de balcão, ponta de gôndola etc.)?
• Existe preferência de matéria-prima a ser utilizada?
• Já existe um layout ou será desenvolvido do zero?
• Se for uma peça já existente, quais seriam as adaptações de engenharia necessárias?

 

7. Quantidade/ volume do material de merchandising

Informe a quantidade de produção desejada para cada material de merchandising. Lembre-se que o prazo de produção depende do volume estimado.

 

8. Budget ou Preço target

Qual a verba programada para realização desse projeto? Qual o preço target para cada material de merchandising a ser desenvolvido? Delimite o valor disponível e negocie com seu fornecedor de confiança.

 

9. Prazo de produção e cronograma de entrega

Obviamente, alguns projetos precisam de mais tempo para ser concluídos – e para apresentar resultados satisfatórios – que outros. É preciso entender se o prazo estipulado vai de encontro ao que é necessário para a entrega perfeita do projeto e as etapas a serem cumpridas até a data final dessa entrega.

 

10. O que não se pode fazer?

Assim como entender seus desejos e expectativas, saber o que você não quer também é importante para ter um resultado ainda mais assertivo e alinhado com o objetivo do projeto.

 

Importância do briefing no projeto de merchandising

Fica claro que o briefing é uma poderosa ferramenta para garantir que um projeto de merchandising atinja os resultados esperados no ponto de venda. Um projeto de merchandising bem executado contribui para expor marcas e produtos de forma que os consumidores tenham uma experiência diferenciada e sua marca seja destaque no varejo.

1 resposta
  1. Ricardo da Silva
    Ricardo da Silva diz:

    Conteúdo útil e eficaz. Que alcance a um número maior de profissionais como gerentes de produtos, gerentes de categoria, diretores comerciais, gestores de trade marketing, designers e criativos.

    Responder

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *