Contar com uma parceria que contribua tanto com o planejamento quanto com a execução de estratégias de trade marketing passou de opção distante a prioridade para indústrias e varejistas.

Isso porque, se de um lado você, profissional de trade, precisa lidar com a pressão constante por inovação e melhores resultados em suas ações de merchandising no PDV, do outro, o processo de planejamento e execução dessas ações pode ser moroso e custoso se depender de muitos fornecedores, agências e terceiros para seu desenvolvimento.

Para descomplicar esse processo, que já é naturalmente complexo e competitivo, indústrias e varejistas podem optar por uma solução de ponta a ponta (do inglês end-to-end).

Quando prestada por um parceiro com a infraestrutura, equipe e know how adequados, a solução vem combinada de diversos benefícios para o negócio, configurando-se na alternativa certa para uma estratégia de trade excelente.

Ponta a ponta: o que é e como funciona?

A solução leva esse nome por integrar todas as etapas da sua estratégia de merchandising, da ideia à ativação do material de PDV, a partir da atuação de uma única empresa parceira.

Nós da Fábrica de Ideias temos a satisfação de prestar esse serviço para vários de nossos clientes, como contaremos mais pra frente nesse artigo. Organizamos o processo nas seguintes etapas:

1. Atendimento

Nossa equipe de executivos de vendas especializada dá início ao contato para criação de um briefing a partir da compreensão e análise das suas necessidades e desafios, que passam a ser nossos desafios também.

Uma vez conosco, sua marca conta com o atendimento ágil (mesmo nas demandas mais urgentes) e exclusivo de um especialista que acompanhará você no seu controle de histórico de todas as produções de material de merchandising. Sua área de trade pode sofrer alteração, mas a Fábrica continua sua parceira no apoio à evolução contínua de seus resultados.

2. Design e Arquitetura

Com o briefing elaborado e aprovado, são escolhidos os materiais ideais para sua estratégia e é criado o layout a partir de softwares inovadores e prototipagem 3D. Essa etapa é desenvolvida em nossa agência interna de Design e Arquitetura. Formada por designers e arquitetos com atuação ampla e especialização no desenvolvimento de projetos de merchandising, a área conta com a estrutura de uma agência de criação para desenvolver soluções inovadoras.

3. Engenharia e Protótipo

Para garantir a viabilidade técnica das peças desenhadas, a próxima etapa do processo acontece na Engenharia. No alinhamento entre Design e Engenharia a Fábrica promove a união entre criatividade e técnica para garantir inovação e excelência em suas estratégias no ponto de venda.

Neste momento o desenho 3D torna-se realidade a partir do cumprimento rigoroso de algumas etapas de desenvolvimento com ênfase na performance e execução inteligente da solução. Entre elas estão a escolha extremamente cuidadosa dos materiais utilizados no produto e dos processos de fabricação adequados.

O resultado desse planejamento é materializado em um protótipo, parte essencial do projeto para realização de testes práticos com a peça e garantir sua eficácia no PDV e aprovação para produção em larga escala.

4. Produção e Qualidade

Toda boa ideia precisa atender a um processo rigoroso de produção para seu sucesso no PDV. Sabendo disso, a Fábrica conta com uma infraestrutura adequada para atender altas demandas produtivas, maquinário moderno e capacidade de produção de diferentes materiais como plástico, metal, acrílico e madeira. Nossas equipes de produção e qualidade são experientes e engajadas no desafio de tornar sua campanha sustentável e competitiva, ganhando capilaridade nos pontos físicos e em diversos formatos de PDV.

5. Logística, Armazenagem e Ativação

Toda estratégia desenvolvida até aqui foi pensada na importância do destaque no PDV. No entanto, esse processo ainda enfrenta alguns desafios na operação logística dos materiais de merchandising, como problemas de armazenamento, falta de conhecimento sobre o material, atrasos e custo elevado. Quando o fornecedor é o responsável por todas as etapas da operação, esses problemas são eliminados. 

Todo o controle do projeto fica centralizado em um único contato. A Fábrica coleta, transporta, armazena, monta e positiva os materiais nos pontos de venda com facilidade e com a responsabilidade de uma parceira que compreende o produto. 

Construímos essa estrutura in house porque temos como missão elevar a qualidade das ações de trade marketing de empresas como a sua e explorar os melhores resultados que o merchandising no PDV pode gerar.

Tendência na solução de ponta a ponta para materiais de PDV

Uma ação que aponta para a tendência na aplicação do end-to-end e nos trouxe muita satisfação em sua condução foi realizada com a Sherwin-Williams, marca de tintas multinacional.

O desafio foi desenvolver projetos de arquitetura e ambientação de loja adequados à execução e ativação dos materiais de PDV e mobiliário para as lojas físicas próprias e parceiras.

Mais de 100 lojas foram atendidas e milhares de produtos ativados em todo o território nacional. A necessidade de cada loja Sherwin-Williams foi contemplada e o mobiliário de todas elas foi criado e ativado visando promover a melhor experiência de compra para os shoppers.

A solução de ponta a ponta é para você

Listamos 5 vantagens importantes na hora de considerar adotar a solução de ponta a ponta como um diferencial competitivo em suas campanhas de merchandising no PDV:

1. Apoio nas escolhas e ideias

Suponhamos que você precise criar uma ação promocional em 10 key accounts envolvendo materiais de merchandising para os pontos de venda, mas ainda não escolheu o material, a decoração ou o processo produtivo. Dentre tantas possibilidades, pode ser complicada e demorada a tomada de decisão, ainda mais em prazo apertado, não é mesmo? É aí que entra o parceiro end-to-end: mesmo que você possua uma simples ideia, o fornecedor (com toda sua expertise e portfólio) saberá sugerir e te auxiliar com as melhores opções considerando a sua necessidade.

2. Facilidade no controle de processos 

Uma solução de ponta a ponta permite uma visão holística e centralizada do projeto. Isso significa que, do início ao fim, todas as etapas do planejamento à execução ficam mais claras e acessíveis para gestão, o que é ideal para profissionais de trade marketing que necessitam de eficácia no controle de processos devido a alta quantidade de demandas e tarefas do dia a dia da área. 

3. Agilidade no planejamento e execução

Com todas as etapas centralizadas, é possível definir (após a aprovação da fase criativa e orçamentária) um prazo total e certeiro que corresponda às expectativas do planejamento da ação de merchandising, já considerando possíveis atrasos ou ajustes. Portanto, em comparação com projetos que têm um fornecedor e prazo para cada etapa, além das previsões serem bem mais assertivas, o projeto ganha em agilidade do planejamento à execução.

4. Comunicação integrada

Imagine acompanhar, constantemente, o processo de um único projeto de merchandising com 4 ou 5 fornecedores diferentes. Parece cansativo em uma rotina com várias outras atividades, não é mesmo? Esta é uma das vantagens da solução end-to-end: um único contato cuida e informa, junto às equipes internas, o andamento das etapas do projeto, em uma comunicação integrada que permite alinhamento entre as áreas com agilidade e transparência.

5. Economia e redução de prejuízos

A princípio, pode parecer que essa solução encarece o processo. Mas é o oposto. Além de representar um ganho significativo em tempo e energia no processo de gestão, a solução promove uma economia de recursos, ao permitir o gerenciamento minucioso de riscos para eliminação de prejuízos simples e, principalmente, a economia em processos de alto valor agregado, como a criação do layout do projeto e a prototipagem. Por exemplo, suponhamos que você defina realizar o desenho da solução em uma agência terceirizada. Além do custo do serviço, o projeto poderá ser idealizado sem considerar sua viabilidade técnica, precisando ser adaptado para produção e instalação no PDV. Na Fábrica, o layout assim como o protótipo integram o processo de fabricação e, portanto, não acrescentam custos ao projeto.

O que achou dessas vantagens? Se tiver alguma dúvida sobre essa solução e sua aplicação na sua estratégia, deixe uma mensagem aqui nos comentários e um de nossos especialistas entrará em contato com você. Desejamos sucesso em suas ações!


Precisa de ajuda para executar sua estratégia de merchandising? 

Se você precisa repensar sua estratégia de Trade Marketing e Merchandising e ter mais visibilidade no ponto de venda, então saiba que a Fábrica de Ideias pode te ajudar.

Além de possuir know how e grande capacidade produtiva em materiais de PDV, também somos um fornecedor end to end, e integramos todas as etapas da cadeia de merchandising, desde o design e engenharia, até a produção, logística e positivação de expositores no PDV.

Graças ao seu domínio de mercado, a Fábrica de Ideias é capaz de facilitar a execução no PDV e atender aos mais diversos formatos de lojas, nos mais diversificados canais de venda.

Visite nosso site para saber mais sobre as soluções que nós oferecemos.


A Fábrica de Ideias é especialista em merchandising no PDV. Há mais de 20 anos no mercado, nossa equipe atua criando, produzindo, armazenando e ativando soluções completas. Não importa qual o seu desafio, a Fábrica de Ideias é o parceiro ideal para merchandising no ponto de venda. Conheça o trabalho da Fábrica de Ideias e contate nossa equipe.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.