Estratégias Customer Centric

É provável que você já tenha ouvido falar em estratégias shopper centric. Elas são um dos principais fatores que fazem com que você alcance o sucesso de sua operação, já que seguem a premissa das melhores estratégias de Trade Marketing, Marketing e Vendas: pensar na experiência do shopper, em primeiro lugar. 

Nós preparamos esse conteúdo para que você entenda alguns pontos fundamentais do conceito e consiga direcionar o seu trabalho para as estratégias Shopper Centric logo. Vamos lá? 

Entenda o que são estratégias Shopper Centric e como elas vão alavancar seus resultados: 

1. O que são? 

Shopper Centric trata-se de um valor amplamente adotado no setor de vendas que consiste em colocar o cliente (aquele que efetua a compra no PDV) como centro do processo de vendas, desde o planejamento do PDV e categorias. 

É originário do conceito Customer First, que direciona todo o processo de alinhamento de expectativas com o seu cliente e se compromete, de forma sólida, a alavancar seus resultados, uma vez que conhece e atende plenamente às demandas de seu shopper. 

2. Quais são as vantagens? 

As vantagens de adotar estratégias Shopper Centric são muitas, mas a principal delas – sem dúvida alguma – é a guinada nos resultados que essa simples manobra poderá trazer. Pensar, por exemplo, na comodidade do shopper e investir no sortimento do PDV pode ser uma estratégia poderosa para as suas vendas: e essa simples estratégia está baseada no Customer Centric. 

3. Como ter estratégias Shopper Centric? 

O ideal é que, a partir do momento em que você adota essas estratégias, você desenvolva esse conceito em todos os setores envolvidos no processo de vendas. Isso mesmo que você está pensando: leve a palavra do Shopper Centric para cada um dos integrantes do time de Marketing, do time de vendas e de seus promotores. 

Veja algumas medidas simples para adotar o conceito Shopper Centric em suas estratégias de Trade Marketing: 

  • Ouça as demandas de seu shopper: saber ouvir é importante, principalmente nesse estágio em que você quer centrar suas estratégias nas principais demandas do shopper. Estude seu PDV e discuta com a equipe sobre a melhor maneira de fazer essa comunicação. 
  • Organize um processo focado na dor do shopper: faça com que todos os envolvidos no processo conheçam a dor do shopper e trabalhem para que essa dor seja solucionada. Esse é o seu objetivo. 
  • Proporcione uma melhor experiência de compra para o shopper: uma boa experiência no PDV pode ser extremamente decisiva para o shopper. Por este motivo, uma das formas de melhorar a experiência é estar presente e reforçar a sua marca no ponto de venda, com ações ou materiais de merchandising, por exemplo.
  • Estipule os indicadores: eles vão ajudar você a saber quando tiver alcançado o sucesso e quando ainda precisa fazer alguns ajustes nas estratégias. Por isso, a adoção de indicadores é fundamental. 

4. Quais indicadores estão ligados às estratégias Shopper Centric?

Aumento de vendas, que mostra o crescimento em número de produtos vendidos no mesmo PDV comparado a um período anterior. NET Promoter Score (NPS), que indica o quão satisfeito o seu cliente está com o seu produto, ao responder a seguinte pergunta: 

“De 0 a 10, qual probabilidade de você recomendar nosso produto para seus amigos e colegas?” 

Sempre vale uma reflexão sobre quais indicadores fazem mais sentido em cada negócio a fim de evitar que se perca tempo medindo algo que não auxilia na tomada de decisões. 

 


Precisa de ajuda para executar sua estratégia de merchandising? 

Se você precisa repensar sua estratégia de Trade Marketing e Merchandising e ter mais visibilidade no ponto de venda, então saiba que a Fábrica de Ideias pode te ajudar.

Além de possuir know how e grande capacidade produtiva em materiais de PDV, também somos um fornecedor end to end, e integramos todas as etapas da cadeia de merchandising, desde o design e engenharia, até a produção, logística e positivação de expositores no PDV.

Graças ao seu domínio de mercado, a Fábrica de Ideias é capaz de facilitar a execução no PDV e atender aos mais diversos formatos de lojas, nos mais diversificados canais de venda.

Visite nosso site para saber mais sobre as soluções que nós oferecemos.


A Fábrica de Ideias é especialista em merchandising no PDV. Há mais de 20 anos no mercado, nossa equipe atua criando, produzindo, armazenando e ativando soluções completas. Não importa qual o seu desafio, a Fábrica de Ideias é o parceiro ideal para merchandising no ponto de venda. Conheça o trabalho da Fábrica de Ideias e contate nossa equipe.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.