Você, profissional de trade marketing, já deve ter ouvido falar da expressão shopper marketing e sua relação com a experiência de compra no PDV, além da sua importância para a construção da marca e influência do shopper no momento de compra.

Todo profissional que trabalha diretamente com a exposição de uma marca no PDV precisa entender desse tema, pois cabe ao departamento de trade marketing fazer o mapeamento e criar ações que valorizem a experiência de compra do shopper que está cada vez mais conectado e exigente.

Segundo a Nielsen, o shopper valoriza muito a experiência, a conveniência, a variedade e o valor. Sendo assim, é necessário transformar o ponto de venda (PDV) em um ponto de experiência (PDX), investindo em ações e esforços que valorizem o ambiente, o posicionamento na gôndola, a conveniência e tragam mais acolhimento, interação e orientação às pessoas.

Mas uma das tarefas mais difíceis de quem trabalha com trade marketing e merchandising é garantir uma experiência em escala no PDV e que seja compatível com todos os canais e formatos de loja, trazendo consistência na comunicação da marca.

Quer saber como a sua marca pode melhorar a experiência do shopper e oferecer essa experiência em escala? Continue a leitura para saber mais!

O merchandising no PDV e o shopper marketing

Como vimos, o shopper marketing é responsável por criar experiências de compra mais positivas para o shopper. E para que isso aconteça, o seu trade marketing precisa ter estratégias que incluam ações de merchandising que valorizem a experiência de compra. Para isso, você precisa estudar o shopper, entender quem ele é, o que gosta, o que deseja e as formas de impactá-lo.

De acordo com Rafael D’Andrea, autor do livro “Shopper Marketing: A nova estratégia integrada de marketing para a conquista do cliente no PDV”, unir a metodologia do shopper marketing com as estratégias de merchandising no PDV contribui para um aumento de pelo menos 10% a 15% nas vendas, e dependendo do investimento, aumentos ainda maiores.

Dentro desse cenário, os materiais de PDV são ferramentas essenciais e funcionam como soluções que vão trazer mais experiência para o shopper na loja física. Eles precisam contribuir para que a sua campanha de marketing ganhe capilaridade, com investimento adequado ao seu budget e, assim, converter um número cada vez maior de pessoas.

Também precisam ser visualmente atrativos, proporcionar velocidade de execução para as campanhas, precisam ser escaláveis e atender a todos os formatos de canais e lojas, com consistência na comunicação, para impactar a jornada de compra do shopper no PDV.

Mas sabemos que essa não é uma operação tão fácil. Dependendo da área de cobertura da marca é muito complexo criar materiais de PDV que sigam um padrão e que sejam de fácil armazenagem e transporte para facilitar uma positivação rápida e sem erros.

Por isso, para aumentar consideravelmente a cobertura tanto em pontos de venda, como em pessoas impactadas pela sua comunicação, você precisa considerar alguns pontos em suas ações de merchandising e MPDV. Confira abaixo:

1. Escalabilidade: ofereça experiência em escala no PDV

Ter presença constante em vários PDVs é fundamental para a marca, pois o shopper valoriza muito a comodidade de sempre poder encontrar o produto que deseja, independente do lugar.

Para garantir essa presença, a sua marca precisa aplicar o conceito de escalabilidade, termo que é muito abordado atualmente, e é algo que pode ser aplicado às ações de merchandising no ponto de venda para contribuir com a capilaridade.

Se você quer ter uma campanha de sucesso, o material de PDV precisa ser escalável e proporcionar velocidade de montagem. Materiais de merchandising escaláveis e criados com o conceito de modularidade, na sua essência, geram capilaridade e sell-out em escala para as marcas nos PDVs. Eles possibilitam uma cobertura muito maior e um processo de execução e ativação muito mais assertivo e rápido. Em resumo, quem ganha é a sua relação com o shopper, que é impactado com mais velocidade e em diversos pontos de venda.

Mas não se esqueça: quando pensar em escalabilidade e modularidade em materiais de PDV, é imprescindível contar com um fornecedor preparado, que garanta alta capacidade produtiva para a produção em diferentes materiais como plástico, metal, acrílico e madeira. E, de preferência, que este fornecedor também seja responsável ecologicamente, com materiais sustentáveis para o PDV.

2. Modularidade e logística eficiente para ganho de velocidade

A modularidade é imprescindível para o ganho de escala e é um dos fatores de sucesso que mais impactam nos resultados de uma estratégia de merchandising. A modularidade de materiais de PDV é a capacidade de adaptação e flexibilidade em diferentes espaços físicos e, para facilitar a escalabilidade, é importante criar materiais modulares, que são muito mais adequados para gerar agilidade e ampliação da cobertura da marca. Ela permite diferentes configurações, tamanhos e formatos, pois os materiais modulares são altamente flexíveis e podem se adequar a diferentes espaços no ponto de venda.

Com materiais criados pensando em escala e em modularidade, além de economizar espaço durante o transporte, o espaço ocupado no PDV e o processo de ativação são muito mais fáceis e tranquilos. E as possibilidades de explorar espaços diferenciados e em destaque no PDV são muito maiores. Você só tem vantagens e ainda economiza na produção e transporte dos seus materiais!

Os displays modulares, ideais para ganho de escala, são fornecidos desmontados. Eles ocupam menos espaço no transporte, contribuindo com a otimização de processos logísticos. Na prática, com um exemplo de fácil compreensão, um caminhão truck é capaz de transportar cerca de 660 displays de chão de plástico desmontados.

Se você opta por displays que não sejam modulares, o transporte fica bem mais complexo: seriam necessários cerca de cinco caminhões, visto que são materiais sem muitas possibilidades de modularidade. Essa logística inteligente dos materiais modulares traz uma grande vantagem competitiva para a cadeia promocional, pois reduz (e muito!) os custos de frete e armazenamento, além de facilitar o ganho de escala.

Aqui na Fábrica, temos uma ampla expertise com materiais modulares. Os materiais, que têm aspecto modular, são totalmente desmontáveis e garantem uma montagem muito fácil, prática e rápida no PDV. Todo esse dinamismo favorece o trabalho do promotor de vendas ao ativar os materiais no ponto de venda.

 

Você sabia que ajudamos diversas empresas a ganhar escalabilidade e modularidade em suas estratégias de merchandising? Este conteúdo foi criado de acordo com os processos, materiais e boas práticas aqui da Fábrica de Ideias. Fale com um de nossos especialistas para saber mais!

 


Precisa de ajuda para sua marca decolar no PDV? 

Se você precisa repensar sua estratégia de Trade Marketing e Merchandising e ter mais escala e experiências para o shopper no ponto de venda, então saiba que a Fábrica de Ideias pode te ajudar.

Além de possuir know how e grande capacidade produtiva em materiais de PDV, também somos um fornecedor end to end, e integramos todas as etapas da cadeia de merchandising, desde o design e engenharia, até a produção, logística e positivação de expositores no PDV.

Graças ao seu domínio de mercado, a Fábrica de Ideias é capaz de facilitar a execução no PDV e atender aos mais diversos formatos de lojas, nos mais diversificados canais de venda.

Visite nosso site para saber mais sobre as soluções que nós oferecemos.

A Fábrica de Ideias é especialista em merchandising no PDV. Há mais de 20 anos no mercado, nossa equipe atua criando, produzindo, armazenando e ativando soluções completas. Não importa qual seja o seu desafio, a Fábrica de Ideias é o parceiro ideal para merchandising no ponto de venda. Conheça o trabalho da Fábrica de Ideias e contate nossa equipe.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.