Você sabe o que significa experiência PhygitalVamos começar pelo início. 

O termo Phygital vem da contração das palavras physical e digital (Fisical, em português). Em resumo, isso quer dizer que a demarcação entre o que é físico e o que é digital está se apagando com o objetivo de oferecer uma experiência única para o shopper. 

Parece um mundo distante? Pois saiba que tecnologias digitais que já usamos no dia a dia fazem parte da experiência Phygital: QR code, RFID, NFC (Near Field Communication) e realidade aumentada são apenas algumas delas… 

Experiência Phygital: jornada de compra ágil e interativa 

Além disso, Phygital significa a aplicação da tecnologia para trazer uma perspectiva ágil e interativa nas experiências de compra dos shoppers. O digital atua como um grande mediador de fluxos, abrindo caminhos para um mundo seamless, sem fronteiras.

Deste modo, o Phygital se projeta como ações que visam aproximar e engajar os consumidores de uma empresa, fidelizando-os e os transformando em consumidores recorrentes. 

Como a experiência phygital faz isso? Desvanecendo a linha entre ações de espaço físico e espaço digital, integrando os dois mundos em estratégias que levem ambas as realidades em consideração.

O próprio Philip Kotler, um dos principais gurus do marketing, afirma que:

Da mesma forma, não acreditamos que a ‘nova onda’ do marketing on-line acabará substituindo o ‘legado’ do marketing off-line. Na verdade, acreditamos que eles precisam coexistir para oferecer a melhor experiência ao cliente.”

Se o guru do marketing e um dos nomes mais importantes da área falou, quem somos nós para discordar? 

Além disso, se partirmos do pressuposto que os shoppers mais exigentes buscam por experiências diferenciadas, por que não proporcionar isso a eles?

O Phygital no ponto de venda: exemplos reais e que impactam na experiência 

Um dos maiores acontecimentos do mundo Phygital foi a inauguração do Amazon Go.

Em 2018, a Amazon lançou o serviço, que possui unidades em Seattle e Chicago. 

Trata-se de uma loja física sem processo tradicional de check-out. Assim, os clientes podem simplesmente entrar usando o aplicativo Amazon Go, pegar os produtos que desejam e sair. 

A tecnologia “Just Walk Out” detecta automaticamente quando os produtos são retirados e retornados às prateleiras, além de rastreá-los no carrinho de compras virtual. Logo depois de sair da loja, a conta é cobrada diretamente no cartão de crédito e a pessoa recebe um recibo.

Esse exemplo de experiência Phygital no canal de vendas é bastante significativo. Tudo bem, ele pode parecer um pouco distante para empresas que não são tão gigantescas quanto a Amazon, mas ele nos dá algumas ideias de como utilizar o digital no meio físico para tornar a experiência com o shopper mais interessante. 

Uma dessas estratégias é começar a pensar em utilizar QR Codes nos pontos de venda, recompensando clientes recorrentes ou estimulando que ocorra essa recorrência com descontos, promoções e prêmios. 

Por exemplo: o seu PDV pode ter um QR Code que leva o shopper para vantagens e benefícios assim que ele cadastrar o seu celular ou o código do produto comprado. 

Assim, além de surpreender o shopper na jornada de compra e torná-la mais estimulante, você também aumenta as chances de virar uma marca referência e inovadora quando o assunto é Phygital. 

Ideias é o que não faltam: você também pode disponibilizar seu produto na loja virtual e permitir que o consumidor possa realizar testes ou experimentá-lo no ponto de vendas da loja física. 

Outro exemplo ainda é disponibilizar tablets nos estabelecimentos para um atendimento mais ágil, permitindo que os funcionários consultem dados relevantes em tempo real.

 


Precisa de ajuda para executar sua estratégia de merchandising? 

Se você precisa repensar sua estratégia de Trade Marketing e Merchandising e ter mais visibilidade no ponto de venda, então saiba que a Fábrica de Ideias pode te ajudar.

Além de possuir know how e grande capacidade produtiva em materiais de PDV, também somos um fornecedor end to end, e integramos todas as etapas da cadeia de merchandising, desde o design e engenharia, até a produção, logística e positivação de expositores no PDV.

Graças ao seu domínio de mercado, a Fábrica de Ideias é capaz de facilitar a execução no PDV e atender aos mais diversos formatos de lojas, nos mais diversificados canais de venda.

Visite nosso site para saber mais sobre as soluções que nós oferecemos.


A Fábrica de Ideias é especialista em merchandising no PDV. Há mais de 20 anos no mercado, nossa equipe atua criando, produzindo, armazenando e ativando soluções completas. Não importa qual o seu desafio, a Fábrica de Ideias é o parceiro ideal para merchandising no ponto de venda. Conheça o trabalho da Fábrica de Ideias e contate nossa equipe.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.