Fornecedor de material de PDV

Encontrar um fornecedor de material de PDV que corresponda às suas expectativas é uma tarefa e tanto. O sucesso de suas ações de merchandising envolve muitos fatores e um dos principais deve ser a escolha de parceiros qualificados e com uma entrega de qualidade, que não comprometa seus resultados. Todo investimento precisa valer a pena e ter um ROI positivo para justificar futuras ações e decisões estratégicas junto à sua equipe.

Antes de contratar uma empresa especializada em MPDV, todo gestor de trade marketing deve entender o que esperar de uma companhia desse tipo e saber exatamente o tipo de valor que ela pode agregar ao seu negócio, a fim de alinhar suas expectativas.

Neste post, listamos 8 dicas que vão te ajudar a não errar neste momento crucial e a garantir parcerias de valor para criar e produzir seus materiais de merchandising no PDV.

1. Credibilidade e confiança são os primeiros passos  

Para escolher um fornecedor, é preciso confiar. E, para confiar, é preciso conhecer. Seu fornecedor precisa ter informações suficientes para sua tomada de decisão, seja através do site, redes sociais ou batendo um papo com a equipe de atendimento ao cliente. Histórico, cases de sucesso, portfólio de soluções, reviews positivos e reputação também são dados que você precisa analisar antes de tomar sua decisão. 

Um bom fornecedor de material de PDV, além de desenvolver projetos de referência e inovadores, precisa ter credibilidade no mercado e experiência em merchandising.  Por isso, recomendamos que você realize uma breve pesquisa: busque informações sobre o seu histórico, clientes já atendidos, reputação, infraestrutura, saúde financeira e até mesmo o posicionamento de marca, que precisa estar alinhado aos valores da sua empresa. Você pode, inclusive, consultar empresas que já trabalharam com o fornecedor e saber mais a respeito dele. 

Quer uma dica ainda melhor? Visite o fornecedor! É uma excelente oportunidade para conhecer seu parque industrial, entender melhor seus processos produtivos, matéria-prima, metodologia de trabalho, prazos, tipos de negociação e assim tirar todas as suas dúvidas.

Este cuidado favorece o sucesso da sua estratégia, uma vez que uma relação entre cliente e fornecedor precisa ser pautada pela transparência e parceria incondicional.

2. Tecnologia e diversidade de processos de fabricação

Cada ação de merchandising pode demandar uma solução ou tecnologia específica. É importante escolher um parceiro que consiga tangibilizar e materializar seus projetos no ponto de venda. Suas ideias e seus resultados não podem ser limitados por uma deficiência do fornecedor de material de PDV que for escolhido. Justamente por isso, preste atenção na diversidade de processos de fabricação que seu fornecedor pode oferecer. 

Pense no seguinte: você escolhe um parceiro para os seus materiais, e, depois de feita a escolha, ele não possui diversidade nos processos de fabricação ou de matéria-prima e não consegue entregar aquilo que você precisa por uma incapacidade produtiva ou de tecnologia. Sua estratégia pode ir por água abaixo. Concretize suas ideias independentemente da complexidade, escolha um fornecedor capaz de atender sua capacidade criativa e que tenha know how suficiente para indicar o melhor processo produtivo para desenvolver os materiais de PDV da sua campanha. 

O que queremos dizer quando falamos em diversidade de processos? Injeção plástica, marcenaria, metalurgia, impressão digital, in mold label, pintura metálica, hot stamping, entre outros processos, são as possibilidades que seu fornecedor de material de PDV precisa oferecer. Além disso, não esqueça: de nada adianta contar com a tecnologia sem ter capacidade técnica para execução. 

Analise o processo de ponta a ponta para evitar decepção em pontos chave. Aconselhamos que você visite a sede das empresas que está cogitando contratar para acompanhar de perto como tudo funciona. Assim, você garante que suas expectativas serão atendidas em todas as etapas da cadeia promocional.

3. Capacidade de entregar uma solução de ponta a ponta

Seu fornecedor de material de PDV precisa ser capaz de entregar uma solução completa. Quando falamos em solução, não falamos apenas do material de PDV, mas de um serviço de ponta a ponta, desde a ideia até a ativação no ponto de venda. Aqui, queremos ressaltar que é preciso comprometimento com a sua dor como cliente. O que pode ajudar você a vender mais e encantar o shopper? A maior entrega de um bom fornecedor é justamente o seu processo de produção e a eficiência e agilidade em todos os processos. 

Seu fornecedor precisa respirar merchandising! Isso passa por todas as etapas do trabalho, desde o design, depois pelo protótipo e engenharia, chegando à ativação dos materiais no PDV. Este ponto é vital para o fortalecimento de toda a cadeia do trade marketing e sua integração. Afinal de contas, o que você quer é ter mais visibilidade e resultados no ponto de venda.

Por isso, conheça muito bem o processo de criação e execução do seu parceiro. Busque uma empresa com uma equipe multidisciplinar, com designers, arquitetos, engenheiros e profissionais qualificados de ponta a ponta. Do design até a ativação no PDV, muita coisa pode acontecer e você precisa se certificar de que tudo irá funcionar da melhor maneira.

4. Parceiro bom é o que tem uma equipe qualificada

Você vai conviver diariamente com o seu fornecedor de material de PDV. Justamente por isso, é preciso primar pela qualificação da equipe da empresa escolhida. Se você não observar este ponto com atenção, mais tarde, vai sofrer com o desalinhamento e, por vezes, até mesmo com o descaso.

É preciso avaliar tudo. Desde o atendimento, que vai entender sua necessidade e fazer um diagnóstico para oferecer a melhor solução, até a equipe de engenharia, design e produção, que precisa conseguir traduzir o projeto em realidade. O que importa, aqui, é que o time do seu fornecedor parceiro tenha qualificação o suficiente para facilitar a sua vida e entregar um projeto de sucesso.

Um diferencial que pode facilitar sua entrega de resultado junto ao novo parceiro é a capacidade de desenvolver projetos 3D e protótipos, em conjunto com a área de engenharia e qualidade, que irá entregar para você a materialização da sua ideia para validação, antes mesmo de produzir em larga escala. Assim, fica mais fácil fazer eventuais correções no material para melhorar a experiência do shopper.

5. Capacidade produtiva e presença global: sua marca indo mais longe!

Para garantir o sucesso da campanha, o material de merchandising precisa ser escalável e proporcionar velocidade de montagem no PDV. Por isso, é imprescindível contar com um fornecedor que garanta alta capacidade produtiva para a produção em diferentes materiais como plástico, metal, acrílico e madeira.

Se suas campanhas precisam de capilaridade para alcançar milhares de PDV em território nacional ou se precisa planejar ações com escala global, a escolha do fornecedor de material de PDV é essencial para ter sucesso. Você precisa optar por uma empresa que consiga atender sua marca em ações nacionais e internacionais com a mesma qualidade, agilidade e eficiência. 

Está levantando possíveis parceiros? Recomendamos que avalie a capacidade de entrega de soluções em larga escala, além de questionar pontos como transporte, armazenamento e ativação no PDV nessas condições. Suas ações de merchandising não podem ficar limitadas pela capacidade produtiva e de entrega de um fornecedor mal escolhido. 

A empresa parceira de MPDV tem experiência com exportação? Fique atento se eles possuem uma equipe qualificada e conhecimento para dar suporte a todos os trâmites de comércio exterior.

6. Inovação e criatividade no desenvolvimentos de novos produtos: um ingrediente essencial

Entregar materiais de PDV de qualidade vai muito além de finalizar um projeto. Um bom fornecedor agrega inovação e criatividade para suas ações, entregando muito mais do que um produto. A capacidade de inovar e criar novos produtos que atendam suas necessidades é indispensável para garantir que o seu merchandising não fique estagnado com o passar do tempo. 

Lembre-se: o fornecedor de MPDV é quem pode trazer para você aquele insight inovador para atender às necessidades do shopper e do varejo. Ele é quem detém a capacidade produtiva para revolucionar a forma como marcas interagem com shoppers no ponto de venda, e se você escolher um parceiro que não inova e não cria, que não está antenado nas necessidades do mercado, estará sempre seguindo seus concorrentes e nunca liderando o mercado. Coloque-se à frente da concorrência com um fornecedor de material de PDV que agrega inovação e valor para sua marca.

7. Sustentabilidade: você precisa pensar no planeta

Os shoppers se preocupam muito com a sustentabilidade. Atualmente, mais da metade deles (55%, para ser mais exato) dão preferência por marcas engajadas em cuidar do meio ambiente. Você vai ficar de fora dessa e perder clientes por não se preocupar com o futuro do planeta?

Para facilitar esse cuidado com o meio ambiente, escolha um fornecedor que trabalhe de forma consciente e ecológica, que tenha o domínio do desenvolvimento de soluções sustentáveis para o PDV. O desenvolvimento de displays ecologicamente corretos, fabricados com plástico reciclado, além de proteger o meio ambiente, estimulam a reciclagem e valorizam as marcas através de um posicionamento sustentável e conectado com a realidade que o mundo vive.

Além disso, também existem outras vantagens, como o fortalecimento da economia circular do plástico e da reciclagem, a redução de custos com merchandising, a otimização logística, a agilidade de execução no ponto de venda com modularidade e a montagem fácil e rápida.Todos saem ganhando. Pense nisso ao escolher seu parceiro de MPDV.

8. Comprometimento com prazos e agilidade

Quem trabalha no trade marketing sabe que a pontualidade das campanhas é muito importante. É por isso que o último, mas não menos importante dos pontos que trazemos neste post, é o comprometimento com os prazos. Seu fornecedor de material de PDV precisa garantir que os cronogramas sejam respeitados. Sabemos que essa entrega envolve uma série de fatores, mas é importante que o fornecedor seja transparente e te explique os prazos exigidos para cada etapa do desenvolvimento de uma solução.

Além disso, também é necessário que o seu planejamento esteja em dia e alinhado com o seu parceiro de MPDV. Com a velocidade que a internet impôs para as nossas vidas em todas as esferas, é inimaginável planejar uma ação de merchandising sem considerar que, caso haja atrasos, toda a estratégia pode ser colocada a perder. O material pode perder a relevância, o ciclo da ação pode se encerrar… E quem acaba perdendo é a sua marca. Por isso, tenha um planejamento e escolha quem respeita seu investimento e seus prazos.


Precisa de ajuda para executar sua estratégia de merchandising? 

Precisa de ajuda para repensar sua estratégia e ter mais visibilidade no Trade Marketing? Então saiba que a Fábrica de Ideias pode ajudar.

Além de possuir uma grande capacidade produtiva dos materiais de merchandising, também somos um fornecedor end to end, podendo ajudar sua empresa na logística e positivação de expositores no PDV.

Graças ao seu domínio de mercado, a Fábrica de Ideias é capaz de facilitar a execução do PDV e atender aos mais diversos formatos de lojas, nos mais diversificados canais de venda.

Visite nosso site para saber mais sobre as soluções que nós oferecemos.


A Fábrica de Ideias é especialista em merchandising no PDV. Atuando há mais de 20 anos, nossa equipe atua criando, produzindo, armazenando e ativando soluções completas. Não importa qual é o seu desafio, a Fábrica de Ideia é o seu parceiro ideal para merchandising em PDV. Conheça o trabalho da Fábrica de Ideias e contate nossa equipe.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.