Mapa mental do shopper

O mapa mental do shopper é uma peça-chave no relacionamento entre marca e comprador, algo buscado por todos os gestores de Trade. Afinal, o segredo do sucesso de uma estratégia é pensar no shopper. 

Isto significa que todas as suas decisões precisam estar centradas nas demandas e comodidade dele. Por isso, é tão importante conhecê-lo e saber o que ele espera da sua marca. 

Há muitas formas de fazer isso. Algumas delas são: 

  • Pesquisas de satisfação; 
  • Mapeamento de persona; 
  • Briefing; 

e um outro método bastante abrangente, que ajuda a associar e criar conexões de forma simples e rápida. Ele é direcionado para que você conheça as particularidades emocionais e mentais de seu shopper: é o Mapa Mental. 

Entenda como otimizar resultados no PDV com o mapa mental do shopper:

Você sabe o que é um mapa mental? 

Mapa mental do shopper é o nome do diagrama feito para entender detalhes sobre o seu shopper. São informações esquematizadas para que você conheça os hábitos de seu comprador e consiga, a partir disso, traçar a melhor estratégia de trade marketing

Trata-se de uma técnica de estudo criada no fim da década de 60, por Tony Buzan, um psicólogo consultor inglês. O método ajuda a fazer associações entre os itens destacados, sendo indispensável para pessoas que têm insights a partir de estímulos mentais

Por que ele é importante? 

Ele possui inúmeras utilidades. No caso específico do Trade Marketing, ele é usado principalmente para que você conheça o seu shopper e aproxime-se das demandas dele. É dessa forma que você vai conseguir compreender o consumo de determinado produto e melhorar a gestão de categoria, por exemplo.  

O mapa mental do shopper significa, em suma, mais inteligência para o setor de Trade Marketing. Contar com essa peça vai ajudar você com:

  • a Solução de problemas, já que ajudam a visualizar e diagnosticar todos os aspectos e consequências de uma situação, criando um panorama que possibilita o melhor entendimento da mesma. 
  • o Planejamento, já que possibilita encontrar todos os requisitos para realizar tarefas, ajudando a definir o que precisa ser feito para alcançar uma meta ou objetivo. 
  • a Estruturação de projeto, seja qual for o projeto que você precisa dar vida, essa ferramenta ajuda a visualizar alguns itens que definem os passos necessários para realizá-lo. 

Ou seja, é o mapa mental do shopper que traz a famigerada “luz no fim do túnel”. 

Como fazer o mapa mental? 

  1. Pegue uma folha em branco e coloque na horizontal.
  2. Crie um nome para o seu shopper e coloque-o no centro dessa folha. Circule ou coloque o nome dele inserido dentro de um símbolo.
  3. Comece a mapear os principais aspectos importantes do seu shopper para a sua estratégia: o que ele ouve, o que ele vê, o que ele sente, o que ele procura. Há muitas pessoas que usam setas, elas facilitam a associação entre as ideias inseridas no mapa mental.
  4. Não tenha medo de colocar ou tirar informações. Você tem vários elementos para estimular seu cérebro e representar a matéria.

  5. Com o tempo, você pode aprimorar a qualidade do seu mapa mental. Pode incluir ou retirar informações da peça, ampliar o número de dados que julgar relevante para constituir sua estratégia de Trade Marketing.

  6. É importante compreender que o mapa mental é uma ferramenta utilizada em todas as áreas profissionais, por isso não há UM JEITO de fazê-lo: você pode adaptá-lo conforme as necessidades do Trade Marketing e ele, tranquilamente, vai atender às suas demandas de visualização de informações. 

Uma ferramenta que pode ajudar a otimizar a criação do mapa mental é o Mindmeister.

Ao ser finalizado, o mapa mental do shopper deve ficar mais ou menos assim:

Como fazer o mapa mental do shopper?  

 

 


Precisa de ajuda para executar sua estratégia de merchandising? 

Se você precisa repensar sua estratégia de Trade Marketing e Merchandising e ter mais visibilidade no ponto de venda, então saiba que a Fábrica de Ideias pode te ajudar.

Além de possuir know how e grande capacidade produtiva em materiais de PDV, também somos um fornecedor end to end, e integramos todas as etapas da cadeia de merchandising, desde o design e engenharia, até a produção, logística e positivação de expositores no PDV.

Graças ao seu domínio de mercado, a Fábrica de Ideias é capaz de facilitar a execução no PDV e atender aos mais diversos formatos de lojas, nos mais diversificados canais de venda.

Visite nosso site para saber mais sobre as soluções que nós oferecemos.


A Fábrica de Ideias é especialista em merchandising no PDV. Há mais de 20 anos no mercado, nossa equipe atua criando, produzindo, armazenando e ativando soluções completas. Não importa qual o seu desafio, a Fábrica de Ideias é o parceiro ideal para merchandising no ponto de venda. Conheça o trabalho da Fábrica de Ideias e contate nossa equipe.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.