Você sabe quais são os melhores materiais de merchandising para usar na sua estratégia de vendas? 

O tema é de extrema importância para quem quer impulsionar os resultados, aumentar as vendas e fidelizar o shopper. 

E é sobre isso que vamos falar neste post. 

Então, prepare o seu bloco de notas e registre todas essas dicas que vamos dar para você. Esteja preparado para melhorar sua metodologia Customer Centric e até mesmo o seu mapa mental do shopper. 

Materiais de merchandising: como eles podem contribuir para a estratégia no ponto de vendas? 

Quem quer vender, precisa ter uma estratégia de merchandising bem planejada. Se não, corre o risco de perder o consumidor para a concorrência. E uma das maneiras mais efetivas de garantir esse planejamento é investindo nos materiais certos para chamar a atenção do shopper no ponto de vendas. 

Sendo assim, existem alguns materiais que não podem faltar na hora de você pensar no seu PDV. São eles: 

1. Régua ou cantoneira de gôndola

Elas são pequenas peças retas ou dobradas em L colocadas junto ao produto no ponto de vendas. 

A faixa da gôndola tem como objetivo atrair a atenção do consumidor para aquilo que está sendo exposto e diferenciar a marca entre seus concorrentes. Essa peça é basicamente a extensão do produto no ponto de vendas. 

2. Display de balcão

Os displays de balcão são peças muito tentadoras para os shoppers. Geralmente equipados com produtos de baixo preço, os displays são posicionados nos caixas de pagamento. 

Assim, enquanto os shoppers esperam sua vez de pegar, começam a estudar os produtos e quase sempre acabam levando alguma coisa. Essa solução é altamente indicada para marcas de chicletes, chocolates, balas ou qualquer outro tipo de produtos pequenos, que possam agregar à compra do shopper. 



3. Clipstrip

O Clipstrip é uma tira em que são exibidos os produtos que precisam ter uma saída maior no ponto de venda. Uma ótima forma de utilizar essa peça de visual merchandising é cruzando o produto exposto com outros que complementem o seu uso. 

Por exemplo: uma marca de queijo ralado pode ser colocada no corredor de massas ou uma marca de chocolate pode ser exposta perto de balas e outras guloseimas. 

A ideia é apostar na complementaridade de produtos. 

4. Ponta de Gôndola

Prateleiras com a cara do seu produto, posicionadas na ponta dos corredores da loja e ambientadas conforme a sua campanha. Não tem como dar errado!

Além de incrementarem a visualidade do seu produto, as pontas de gôndolas dão destaque para a marca, valorizando diversos aspectos. 

É uma excelente ideia para o lançamento de um novo produto, uma promoção importante ou outro tipo de ação específica. 

5. Ilha 

Dispostas no meio dos corredores, as ilhas garantem que seus produtos não passem despercebidos. No entanto, elas não apenas desempenham essa função de destaque, como podem (e devem) ser utilizadas de maneira estratégica.

Já imaginou o que pode acontecer se colocarmos uma ilha de massas artesanais perto do corredor de vinhos? 

6. Display de Chão

Também conhecidos como expositores, os displays de chão são ideais para destacar produtos em promoção e dar mais mobilidade para a marca no ponto de venda. 

São excelentes peças de visual merchandising para incentivar o consumo imediato. A presença deles é bastante importante no ponto de vendas, já que funcionam como um ponto extra para alavancar as vendas.

7. Display reciclado

Sim, você pode vender mais e mesmo assim se preocupar com o planeta. 

Foi pensando exatamente em extrair o melhor dos dois mundos que nós, da Fábrica de Ideias, lançamos as soluções de displays sustentáveis no mercado. 

Com os nossos displays feitos de material reciclado, você garante que o produto ganhe a visibilidade que merece e ainda faz um bem para todo mundo.

Mas não pense que as vantagens terminam por aí: os produtos reciclados também são mais leves, têm maior custo-benefício e grande durabilidade e resistência. 

Display fabricado com material reciclado


Vantagens em investir nesses materiais de merchandising 

Investindo nesses produtos, você não apenas expõe o seu produto de maneira eficaz. Mais ainda: você investe na melhora da experiência de compra do shopper. 

E sabemos que isso é decisivo para alavancar os resultados. 

No entanto, investir nessas formas de exposição no PDV também traz outras vantagens. Com elas, você garante maior escalabilidade da exposição e capilaridade. 

Como assim? Ora, graças ao baixo custo desses materiais de merchandising, você consegue aumentar sua quantidade nos PDVs, atingindo mais e mais consumidor em diferentes canais de venda. 

No entanto, esteja livre para pensar num grande mix de materiais. De acordo com a palestra de Brian Harris, pai do gerenciamento por categoria, no evento da AEx 2019, é necessário pensar no PDV como um ponto de entretenimento. Em outras palavras: sincronize materiais de pontos de venda para caprichar ainda mais na sua estratégia. 

 


Precisa de ajuda para executar sua estratégia de merchandising? 

Se você precisa repensar sua estratégia de Trade Marketing e Merchandising e ter mais visibilidade no ponto de venda, então saiba que a Fábrica de Ideias pode te ajudar.

Além de possuir know how e grande capacidade produtiva em materiais de PDV, também somos um fornecedor end to end, e integramos todas as etapas da cadeia de merchandising, desde o design e engenharia, até a produção, logística e positivação de expositores no PDV.

Graças ao seu domínio de mercado, a Fábrica de Ideias é capaz de facilitar a execução no PDV e atender aos mais diversos formatos de lojas, nos mais diversificados canais de venda.

Visite nosso site para saber mais sobre as soluções que nós oferecemos.


A Fábrica de Ideias é especialista em merchandising no PDV. Há mais de 20 anos no mercado, nossa equipe atua criando, produzindo, armazenando e ativando soluções completas. Não importa qual o seu desafio, a Fábrica de Ideias é o parceiro ideal para merchandising no ponto de venda. Conheça o trabalho da Fábrica de Ideias e contate nossa equipe.

1 resposta

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *