A volta da presença do shopper aos estabelecimentos comerciais traz consigo muitas possibilidades de promover inovação à experiência de compra. 

Muitas marcas que pausaram suas ações no PDV ou que cresceram suficientemente ao longo dos últimos anos para investir em iniciativas mais ousadas aumentarão a disputa pela atenção do shopper, que também evoluiu. 

Tudo isso implica em uma concorrência mais acirrada e que demanda novos métodos para encantar o shopper e facilitar a compra dentro dos pontos de venda.

Qualquer que seja a estratégia adotada no PDV, a forma de atingir esses objetivos envolve a utilização de materiais de merchandising de maneira planejada e com uma comunicação atual e eficiente. 

Pensando nessa premissa, uma das tendências previstas para a próxima temporada é a utilização de materiais de PDV produzidos em madeira. Segundo Leandro Detilio, especialista em trade marketing e retail, “diante do retorno dos consumidores pós-pandemia, acreditamos que haverá um ‘boom’ no quarto trimestre de 2021 e em 2022 no uso de MDF para atender a demanda reprimida”.

Isso também se dá pelo fato de a solução ser versátil: “Em MDF é possível fazer projetos customizados para cada espaço negociado nas grandes redes varejistas do Brasil, desde um simples display para um ou mais produtos, projetos completos de shop in shop e até mesmo lojas completas”, explica Detilio. 

Trazemos, aqui, um levantamento sobre essa tecnologia para que você possa considerar a possibilidade de adotá-la em suas ações.

1. Afinal, o que são materiais de MDF?

MDF (medium-density fiberboard) significa placa de fibra de média densidade, em tradução livre. É uma espécie de painel plano, denso e uniforme feito de madeira restaurada, que garante estabilidade, resistência, design diferenciado e alta capacidade de absorção em relação às tintas, por exemplo. 

Além de tratar-se de um dos materiais mais utilizados em confecção de móveis de variados tipos, são amplamente recomendados para uso no PDV. “Displays em MDF são muito resistentes para os pontos de venda e permitem exibir produtos premium ou maiores e mais pesados”, explica Rubens Miranda, gerente de produção da Fábrica de Ideias.

 

“Displays em MDF são muito resistentes para os pontos de venda e permitem exibir produtos premium ou maiores e mais pesados”, explica Rubens Miranda, gerente de produção da Fábrica de Ideias.

 

2. Quais as vantagens dos materiais em MDF?

Existem diversas vantagens para os materiais em MDF:

  • Possuem uma ampla gama de customização em tamanhos (sob medida), comunicação e cores (pintura ou colagem de decoração em PS), além de inclusão de outros componentes, como iluminação LED, geladeiras acopladas, entre outras;
  • São mais resistentes em comparação com materiais de plástico e papelão, podendo suportar produtos dos mais variados portes e pesos;
  • Trazem uma percepção mais premium e sofisticada para a marca;
  • São ideais para redes varejistas, atacadistas e grandes distribuidoras, que permitem uma duração maior de tempo do material no PDV;
  • São comumente utilizadas em campanhas de posicionamento de marca ou lançamento de produtos de alto ticket médio, já que, devido à sua durabilidade, podem permanecer por mais tempo no ponto de venda;
  • São recomendados para projetos completos de shop in shop não só para as redes varejistas/atacadistas, mas para lojas próprias. Ou seja, os materiais ou mobiliário em MDF podem ser produzidos tanto para indústrias quanto para o próprio varejo.

3. Como escolher o fornecedor de materiais em MDF?

Nem todos os fornecedores de materiais de plástico ou papelão têm capacidade espacial ou maquinário disponível que permita a fabricação de materiais em MDF. Por isso, o fornecedor ideal trabalha com diversos processos produtivos para atender a demanda dos clientes. 

“Na hora de escolher um fornecedor, é importante priorizar aqueles que vão te escutar, direcionar o seu projeto em questões técnicas e solucioná-lo diante da necessidade apresentada. Para isso, ele tem que atender alguns requisitos, como a alta qualidade do MDF utilizado, a variedade de acabamentos e cores e capacidade produtiva que permita produções em escala e campanhas com grande cobertura”, explica Davi Veronezzi, gerente comercial da Fábrica.

Nos últimos anos, a Fábrica de Ideias investiu na área para que nossa tecnologia de ponta refletisse e tornasse tangível a ideia de projetos que acompanham essa tendência em materiais de merchandising. “Nossos recursos e processos de desenvolvimento de materiais em MDF permitem apresentarmos soluções permanentes, mas acompanhadas de diversos benefícios que dificilmente encontramos neste tipo de MPDV”, afirma Davi. 

Montamos uma estrutura sólida e específica para produzir material em MDF. Em um espaço de quase 2 mil m² de área construída, nossa marcenaria tem capacidade para produzir 9.500 m2 em produtos de MDF e maquinário de ponta para as diferentes demandas da área, como a seccionadora, Centro de Usinagem Nesting, Centro de Usinagem Router, Coladeiras de Borda, Coladeiras de Borda Curva, Tupia, Furadeira múltipla e Cabine de pintura Laca.

“A Fábrica de Ideias não é uma marcenaria artesanal, somos uma indústria. Temos tecnologia e know-how em fazer a criação, engenharia e produzir mobiliários de MDF em série para suportar o crescimento e o plano de expansão dos nossos clientes no varejo brasileiro”, explica Otávio Fogo, diretor executivo da Fábrica.

 

“A Fábrica de Ideias não é uma marcenaria artesanal, somos uma indústria. Temos tecnologia e know-how em fazer a criação, engenharia e produzir mobiliários de MDF em série para suportar o crescimento e o plano de expansão dos nossos clientes no varejo brasileiro”, explica Otávio Fogo, diretor executivo da Fábrica.

 

Além disso, nosso MDF possui certificado FSC de reflorestamento, ou seja, nosso princípio de sustentabilidade também se adequa à nossa marcenaria. Todas essas são variáveis fundamentais a se considerar na escolha de seu fornecedor.

4 cases para inspiração

Agora que você já sabe como escolher o melhor fornecedor de materiais em MDF, considerando capacidade produtiva, custo-benefício e responsabilidade ambiental, conheça alguns projetos em MDF, seus desafios, propostas e resultados para inspiração em seus projetos.

Greenplac: Showroom Classic

O desafio proposto pela Greenplac, uma das principais indústrias de MDF do país, foi desenvolver uma solução que se apresentasse de forma competitiva em termos de custo e viável em termos de volume, mantendo seu posicionamento de mercado.

A proposta da Fábrica foi desenvolver um Showroom criativo com design moderno, combinando MDF com metalon e promovendo dinâmicas de interação que apoiassem o cliente final com ideias de combinações e a finalização do projeto.

Entregamos 70 Showrooms Classic em quatro meses. “Isso significa que tivemos um ótimo resultado de aceitação do PDV e uma realização de logística muito bem coordenada e eficiente. O produto está sendo um sucesso”, avalia Bruna Mariani, comercial/marketing da Greenplac.

     

 

Sherwin-Williams: ColorSnap

ColorSnap é como foi batizado o mobiliário de loja desenvolvido para evidenciar o portfólio de cores padrão e novas da fabricante de tintas multinacional Sherwin-Williams de modo mais conceitual e inovador no mercado brasileiro. 

Produzida a partir de MDF, chapa PS, iluminação led, tubos de aço e acrílico cristal, a peça interage com o shopper a partir de colunas giratórias onde as filipetas são guardadas em berços fixos de acrílico antirreflexo. 

Além de promover visibilidade intuitiva às cores ColorSnap, o mobiliário permite uma experiência de compra mais interativa e segura para o shopper. O outro ponto que chama atenção é o espaço para comunicação que convida o shopper a fazer o download do aplicativo ColorSnap Visualizer.


Ferrero: Rack Pão Nutella

O Rack Pão Nutella, um dos displays fixos da Ferrero, multinacional multimarcas do ramo alimentício, para exposição e venda casada dos produtos Nutella, é uma solução desenvolvida para pontos de vendas grandes. 

Como se trata de um produto premium, optou-se pelo MDF pelo acabamento premium, já sendo produzidas mais de 5 mil peças para todo o Brasil.

     

Minalba Brasil: Ponta de Gôndola Perrier

Com o mote “água não é tudo igual”, ser inovador, ousado e proporcionar ao PDV e ao shopper uma nova experiência no consumo de água eram os objetivos da Minalba, líder no segmento de água no país, na fabricação de sua ponta de gôndola premium para promoção da Perrier.

“Hoje possuímos mais de 150 PDVs ativados no Brasil com materiais proprietários da Minalba, encantando nosso consumidor e proporcionando experiência de marca, consumo on the go e sell out”, constata Ayrton Silva, Gerente de Trade Marketing da Minalba.

     

E aí? O que achou dos benefícios do material de PDV em MDF? Se você tem interesse nessa solução ou alguma dúvida sobre esse processo produtivo e como implementá-lo em seus projetos, deixe uma mensagem aqui nos comentários ou nos envie uma solicitação pelo Fale Conosco para que um de nossos especialistas entre em contato com você. 

Conte com a Fábrica! 

 


Precisa de ajuda para executar sua estratégia de merchandising? 

Se você precisa repensar sua estratégia de Trade Marketing e Merchandising e ter mais visibilidade no ponto de venda, então saiba que a Fábrica de Ideias pode te ajudar.

Além de possuir know how e grande capacidade produtiva em materiais de PDV, também somos um fornecedor end to end, e integramos todas as etapas da cadeia de merchandising, desde o design e engenharia, até a produção, logística e positivação de expositores no PDV.

Graças ao seu domínio de mercado, a Fábrica de Ideias é capaz de facilitar a execução no PDV e atender aos mais diversos formatos de lojas, nos mais diversificados canais de venda.

Visite nosso site para saber mais sobre as soluções que nós oferecemos.


A Fábrica de Ideias é especialista em merchandising no PDV. Há mais de 20 anos no mercado, nossa equipe atua criando, produzindo, armazenando e ativando soluções completas. Não importa qual o seu desafio, a Fábrica de Ideias é o parceiro ideal para merchandising no ponto de venda. Conheça o trabalho da Fábrica de Ideias e contate nossa equipe.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.