Quando falamos em materiais de PDV, é necessário destacar que eles não devem ser pensados apenas em seu visual e utilidade, mas precisam, além disso, ser estratégicos e trazer resultados no ponto de venda. O que queremos dizer com esta afirmação é algo simples: você precisa garantir que seu MPDV seja inteligente e eficiente para atrair a atenção do shopper e gerar vendas.

Já falamos aqui no blog que é indispensável escolher os materiais certos para gerar sell-out com economia e escala. Ainda mais com as mudanças ocasionadas pela pandemia no comportamento do novo shopper, que está muito mais racional durante as compras. Por isso, são necessários materiais de PDV que impactem positivamente a sua jornada de compra e contribuam para melhorar a sua experiência e aumentar a taxa de conversão no ponto de venda.

Também sabemos que cada espaço de exposição no varejo requer um alto investimento e as empresas precisam utilizar esse espaço com inteligência e assertividade para não desperdiçar nada da verba de trade marketing em chão de loja. Sendo assim, todo planejamento e controle dos materiais de merchandising merecem cuidado especial.

Para te ajudar nisso, listamos neste post os fatores de sucesso dos materiais de PDV vencedores para que, na próxima ação de merchandising, você cubra todos os pontos e veja o resultado acontecer, com atratividade, alta conversão em vendas e otimização de toda a cadeia promocional.

Saiba quais são os principais fatores de sucesso de materiais de PDV que trazem resultado:

1. Experiência de compra:

O fator de sucesso que melhora a comunicação e experiência de compra do shopper no PDV. Se o seu material de PDV consegue comunicar e ajudar a experiência de compra do cliente a ser mais fluida e natural, com certeza você acertou na estratégia.

Para garantir um merchandising estratégico, a indústria precisa conhecer muito bem o shopper, o canal e suas particularidades, para agregar valor.

O conhecimento do perfil do cliente, da jornada de compra e da estrutura do varejo permite a adaptação dos materiais de merchandising aos diferentes canais e clientes, otimizando a execução no ponto de venda e, por consequência, a experiência do shopper em loja.

2. Modularidade:

É a capacidade de adaptação e flexibilidade em diferentes espaços no ponto de venda. Materiais criados sob o conceito de modularidade são muito mais adequados para o momento que estamos vivendo, que pede muito mais agilidade e adaptação das marcas e das empresas.

Além de economizar espaço durante o transporte, o espaço ocupado no PDV e o processo de ativação são muito mais fáceis e tranquilos. E as possibilidades de explorar espaços diferenciados e em destaque no PDV são muito maiores.

3. Escalabilidade:

Materiais escaláveis geram capilaridade e sell-out em escala para as marcas nos PDVs. Ou seja, eles possibilitam uma cobertura muito maior, um processo de execução e ativação muito mais assertivo no que diz respeito ao tempo e um impacto muito maior no shopper.

Visando atingir uma campanha de sucesso, o material de PDV precisa ser escalável e proporcionar velocidade de montagem. Por isso, é imprescindível contar com um fornecedor preparado, que garanta alta capacidade produtiva para a produção em diferentes materiais como plástico, metal, acrílico e madeira.

4. Velocidade de execução:

Esse é um dos fatores de sucesso que mais impactam no sucesso de uma estratégia de merchandising, uma vez que os prazos são geralmente apertados e a criação e produção dos materiais de PDV, seguida da logística e ativação, precisam seguir um ritmo constante e sem margem para erros.
Se suas campanhas precisam de velocidade e capilaridade para alcançar milhares de PDV em território nacional ou, ainda, se você precisa planejar ações com escala global, a escolha de um fornecedor de material de PDV com foco em velocidade deve ser a sua prioridade.

5. Otimização logística:

Aqui, o foco é na logística inteligente, com equipamentos totalmente desmontáveis e que facilitem o transporte e a montagem no PDV. Além disso, que sejam criados, desde o seu projeto, com foco na eficiência de transporte e ativação.

Como já citamos anteriormente, os displays modulares ocupam menos espaço no transporte, contribuindo com a otimização de processos logísticos. Se você precisa colocar em perspectiva, exemplificamos: um caminhão truck, por exemplo, é capaz de transportar cerca de 660 displays de chão de plástico desmontados.

O mesmo não seria possível com displays metálicos ou de madeira, que precisam sair da indústria já montados, pois para transportar essa quantidade seriam necessários cerca de cinco caminhões. Ou seja, um custo de frete 5x maior. Na prática, você pode economizar até 70% anualmente. Sem contar os benefícios que esse cuidado traz para o meio ambiente!

6. Multicanal:

O material de PDV multicanal, como o próprio nome já diz, atende a diversos canais, desde o moderno até o tradicional, de forma eficaz e consistente. Atacado, varejo ou autosserviço, o que importa é se destacar no PDV e vender! E o seu material de merchandising precisa estar adaptado para ser funcional em todos os canais, uma vez que os recursos são limitados e que o resultado precisa ser atingido com o mínimo de custo possível.

Esse olhar multicanal para o seu material de merchandising é muito importante nesse momento em que o shopper está se adaptando ao novo normal e mudando seus hábitos de consumo, repensando inclusive sua interação com os mais diferentes canais.

Ou seja, anos de trabalho de marcas que conquistaram seus espaços através de muito esforço, planejamento e adaptação constante, precisam ser sustentados por um olhar atento para todos os canais, sob o risco de perder a posição no PDV e na memória do shopper.

E aí, além desses fatores-chave, você conhece algum outro ponto que precisa ser lembrado na hora de desenvolver os seus materiais de PDV? Conta aqui pra gente! Vamos adorar saber!


Precisa de ajuda para executar sua estratégia de merchandising? 

Se você precisa repensar sua estratégia de Trade Marketing e Merchandising e ter mais visibilidade no ponto de venda, então saiba que a Fábrica de Ideias pode te ajudar.

Além de possuir know how e grande capacidade produtiva em materiais de PDV, também somos um fornecedor end to end, e integramos todas as etapas da cadeia de merchandising, desde o design e engenharia, até a produção, logística e positivação de expositores no PDV.

Graças ao seu domínio de mercado, a Fábrica de Ideias é capaz de facilitar a execução no PDV e atender aos mais diversos formatos de lojas, nos mais diversificados canais de venda.

Visite nosso site para saber mais sobre as soluções que nós oferecemos.


A Fábrica de Ideias é especialista em merchandising no PDV. Há mais de 20 anos no mercado, nossa equipe atua criando, produzindo, armazenando e ativando soluções completas. Não importa qual o seu desafio, a Fábrica de Ideias é o parceiro ideal para merchandising no ponto de venda. Conheça o trabalho da Fábrica de Ideias e contate nossa equipe.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.