Durante a pandemia da COVID-19, rever as estratégias do PDV sem dúvida é essencial.

O cenário que vivemos passou por mudanças drásticas devido à crise do coronavírus. Vimos diversas mudanças acontecerem no PDV, com medidas preventivas sendo adotadas, agilidade na reposição das gôndolas e mudanças no comportamento do shopper.

Quem trabalha com o trade com certeza sentiu o impacto dessas mudanças em suas operações e pontos de venda.

O momento é desafiador e também exige a mudança de estratégia de merchandising das marcas para garantir os resultados esperados no PDV.

É necessário sair da zona de conforto e repensar as ações  que podem determinar o futuro do seu negócio, neste cenário que é inédito para os PDVs.

A importância do merchandising em um cenário de crise

O merchandising é essencial nesse momento em que o shopper está mudando seus hábitos de consumo e as marcas que conquistaram seus espaços através de muito esforço, planejamento e adaptação constante não podem correr o risco de perder sua posição no PDV.

Qualquer empresa que desacelerar ou não investir em ações de merchandising nesse momento deverá ter sérias consequências na retomada dos negócios pós-crise, pois correm o risco de perder espaço nas gôndolas,  além da disputa com novas marcas que devem surgir no mercado. Isso significa também correr o risco de perder a fidelidade do shopper e realizar investimentos e esforços mais pesados para reconquistá-lo.

Contudo, isso também aponta um caminho positivo para os profissionais que estão mais alertas: As crises, como a da COVID-19, também são momentos de oportunidade para alavancar sua marca no PDV, agindo antes da concorrência. Agora mais do que nunca é o momento de investir em trade marketing e merchandising.

O papel do profissional de merchandising em um cenário de crise

A situação atual causada pelo coronavírus exige que o profissional de merchandising seja ainda mais criativo, pois ele é quem garante representação da indústria dentro do PDV.

O trade  precisa estar atento às questões de segurança, manter o bom relacionamento com o time do varejo e ainda estar atento aos hábitos de compra do shopper, entre outras ações que são decisivas para atingir o objetivo global da empresa.

Nesse momento também é essencial que a indústria capacite os profissionais que atuam no PDV para que eles ampliem suas capacidades e conhecimentos, para manter a sua proatividade, capacidade de lidar bem com o time de vendas e manter a sua disposição para o trabalho.

Isso é o que vai manter o bom relacionamento entre a indústria e o varejo.

Pontos de contato dentro do PDV e a importância dos materiais promocionais

O grande objetivo do merchandising é a visibilidade dos produtos e o destaque da marca no PDV. A visibilidade é um dos elementos estratégicos que mais impactam na decisão de compra do shopper e ela depende do posicionamento da marca nos diferentes pontos de contato dentro de um PDV, ou seja, o ponto natural e o ponto extra.

O ponto natural é seção/gôndola onde o shopper encontra o produto que está habituado a comprar, por já ter memória e se dirigir até aquele ponto específico do PDV para buscar aquilo que deseja.

Todo o caminho que o shopper percorre até chegar ao produto que almeja é uma oportunidade de explorar as suas decisões de compra. Daí entra o ponto extra, que é onde são exploradas as compras não planejadas. O ponto extra se configura como uma local de destaque dentro do próprio ponto de venda. No entanto, a posição desse item extra é diferente da usual, localizando-se fora da gôndola. Quanto maior for a exposição de uma marca tanto no seu ponto natural quanto em pontos extras, maiores serão as chances do shopper ser impactado dentro do ponto de venda.

 

Quanto maior for a exposição de uma marca tanto no seu ponto natural quanto em pontos extras, maiores serão as chances do shopper ser impactado dentro do ponto de venda.

 

Por isso, em momentos de crise, é ainda mais importante aumentar a exposição da sua marca no ponto natural e no ponto extra com materiais promocionais diferenciados, que tragam destaque à marca e aos produtos.

A Fábrica de Ideias é especialista nesse assunto e hoje trouxemos dicas de materiais para cada ponto de contato dentro do PDV. Confira abaixo:


1. Materiais para vitrine e acesso de loja

ILHAS PROMOCIONAIS

As ilhas são espaços criados no meio da loja e também podem aparecer logo na entrada para destacar um determinado produto ou segmento. Pode ter tema e decoração especial criados para chamar a atenção do shopper.

 

 

 

TOTENS

O totem é um recurso bastante eficiente em entradas de lojas para atrair a atenção dos visitantes . Eles proporcionam maior visibilidade para um produto ou para um espaço dentro do PDV.

Incluir totens no layout do ponto de venda pode servir para guiar a jornada do cliente dentro do estabelecimento, fazendo com que sua atenção seja direcionada para lugares e pontos estratégicos. Além disso, os totens podem chamar a atenção dos consumidores a lançamentos e promoções.

 

 

2. Materiais para balcão e checkout

 

DISPLAY DE BALCÃO E CHECKOUT

Os displays de balcão são peças muito tentadoras para os shoppers. Geralmente equipados com produtos de baixo preço, os displays são posicionados nos caixas de pagamento.

Assim, enquanto os shoppers esperam sua vez de pagar , começam a estudar os produtos e quase sempre acabam levando alguma coisa. Essa solução é altamente indicada para marcas de chicletes, chocolates, balas ou qualquer outro tipo de produto pequeno e de compra por impulso, que possam agregar à compra do shopper.

Display de balcão

 

 

 

Display aéreo para checkout

3. Materiais para Ponto extra

DISPLAY DE CHÃO

Também conhecidos como expositores, os displays de chão são ideais para destacar produtos em promoção e dar mais mobilidade para a marca no ponto de venda.

São excelentes peças de visual merchandising para incentivar o consumo imediato. A presença deles é bastante importante no ponto de vendas, já que funcionam como um ponto extra para alavancar as vendas.

Display de chão


Display de chão

4. Materiais para Ponto natural

 

AMBIENTAÇÃO DE GÔNDOLA

A ambientação de gôndola acontece no ponto natural e contribui para dar maior destaque ao produto, chamar atenção para alguma promoção, delimitar espaço entre as marcas ou até mesmo para organizar uma categoria.

Ambientação de gôndola


Organizador de gôndola


Régua de gôndola

5. Materiais para Vendas casadas

CLIP STRIPS

É um material de merchandising que acomoda produtos e fica pendurado de forma vertical na gôndola. Usado para destacar produtos que têm relação com a categoria da gôndola. É bastante comum em muitos tipos de lojas e até bancas de jornal.

 

Clip strip

 

 


Precisa de ajuda para executar sua estratégia de merchandising? 

Se você precisa repensar sua estratégia de Trade Marketing e Merchandising e ter mais visibilidade no ponto de venda, então saiba que a Fábrica de Ideias pode te ajudar.

Além de possuir know how e grande capacidade produtiva em materiais de PDV, também somos um fornecedor end to end, e integramos todas as etapas da cadeia de merchandising, desde o design e engenharia, até a produção, logística e positivação de expositores no PDV.

Graças ao seu domínio de mercado, a Fábrica de Ideias é capaz de facilitar a execução no PDV e atender aos mais diversos formatos de lojas, nos mais diversificados canais de venda.

Visite nosso site para saber mais sobre as soluções que nós oferecemos.


A Fábrica de Ideias é especialista em merchandising no PDV. Há mais de 20 anos no mercado, nossa equipe atua criando, produzindo, armazenando e ativando soluções completas. Não importa qual o seu desafio, a Fábrica de Ideias é o parceiro ideal para merchandising no ponto de venda. Conheça o trabalho da Fábrica de Ideias e contate nossa equipe.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.