o poder do mershandising

Você já sabe que o Trade Marketing possui várias estratégias, e dentre elas o merchandising. Mas você sabe a importância dessa ferramenta do marketing promocional? Afinal, ele é o grande responsável por levar a mensagem da sua marca ao shopper no ponto de venda.

Acompanhe nosso post e confira as dicas para te ajudar a aumentar as vendas no PDV através do poder do merchandising.

Merchandising: uma ferramenta estratégica

Vários estudos realizados já comprovaram que, em média, 70% das decisões de compra são tomadas em frente às gôndolas. Isso nos mostra que o PDV é uma forte mídia e um lugar estratégico para a construção de uma marca. Você não quer ficar de fora, certo?

Em muitos pontos de venda, o espaço de exposição dos produtos é muito confuso, com produtos desorganizados, empilhados e bagunçados. E como sabemos, esse ambiente pode atrapalhar e muito as vendas de um produto ou até mesmo de uma categoria inteira, trazendo uma experiência de compra muito ruim para o shopper que pode sair frustrado por não encontrar o que queria.

Uma ação de merchandising eficiente pode reverter essa realidade e aumentar o giro dos produtos, ou seja, fomentar o sell out. Isso é possível porque essa estratégia é a responsável por valorizar o produto e a marca no PDV, atraindo a atenção do shopper.

O merchandising não é somente uma atividade tática, mas principalmente estratégica que tem a finalidade de aumentar o giro de produtos no varejo, aumentando a lucratividade.

Como elaborar uma estratégia de merchandising assertiva?

 

1. Conhecendo o shopper

Para o merchandising ser relevante, é necessário identificar os atributos que o shopper valoriza. Conhecendo e mapeando o shopper, sua marca pode então elaborar estratégias de merchandising mais efetivas e segmentadas.

2. Conhecendo o varejo

Para garantir um merchandising estratégico, a indústria precisa conhecer muito bem o varejo e suas particularidades, para agregar valor. Conhecer a estrutura física e operacional das lojas é muito importante para ter êxito nas ações de merchandising.

O conhecimento do varejo permite a adaptação dos materiais de merchandising aos diferentes canais e clientes, melhorando também a execução no ponto de venda.

3. Estímulos visuais: Materiais de merchandising

Você sabia que é possível influenciar, e muito, o comportamento do shopper no PDV?

Quando há um estímulo visual na gôndola, e os produtos são colocados de forma organizada e bem exposta ocorre um aumento de vendas e melhora significativa da satisfação do shopper em sua experiência de compra.

Simples estímulos visuais como um material de merchandising podem gerar resultados muito promissores, pois o shopper é muito sensível a cores e agrupamento de produtos. Isso pode ser explicado porque nosso cérebro retém mais atenção quando há lógica e harmonia nas coisas ao nosso redor.

Segundo o neuromarketing, o impacto visual causado pelo material de merchandising pode refletir na permanência do shopper por mais tempo diante da gôndola, o que o leva a adquirir mais produtos e uma variedade maior do mix.

O merchandising tem esse poder de aumentar a percepção da qualidade da experiência de compra e isso é incrível!

4. Execução: Parcerias estratégicas

Contar com um parceiro que seja capaz de oferecer a solução ideal para sua estratégia de merchandising é fundamental. De nada adianta elaborar uma estratégia fenomenal sem uma execução e implementação eficientes.

Você sabia que existem fornecedores que oferecem soluções de ponta a ponta no merchandising?

São empresas que realizam todas as etapas do processo estratégico e execução dos materiais de merchandising: design, engenharia, produção, armazenagem, logística promocional e ativação no PDV.

As vantagens de ter um fornecedor end-to-end são inúmeras: redução de custos e otimização de budget, melhor gestão das etapas da cadeia, controle de prazos, facilidade, agilidade de execução e segurança.

Se o seu objetivo é alcançar a máxima performance em toda a cadeia promocional, dedique tempo na escolha de fornecedores que entreguem mais que produtos e serviços, mas sejam solucionadores de problemas e parceiros estratégicos na execução da sua estratégia de merchandising.

 


Precisa de ajuda para executar sua estratégia de merchandising? 

Se você precisa repensar sua estratégia de Trade Marketing e Merchandising e ter mais visibilidade no ponto de venda, então saiba que a Fábrica de Ideias pode te ajudar.

Além de possuir know how e grande capacidade produtiva em materiais de PDV, também somos um fornecedor end to end, e integramos todas as etapas da cadeia de merchandising, desde o design e engenharia, até a produção, logística e positivação de expositores no PDV.

Graças ao seu domínio de mercado, a Fábrica de Ideias é capaz de facilitar a execução no PDV e atender aos mais diversos formatos de lojas, nos mais diversificados canais de venda.

Visite nosso site para saber mais sobre as soluções que nós oferecemos.


A Fábrica de Ideias é especialista em merchandising no PDV. Há mais de 20 anos no mercado, nossa equipe atua criando, produzindo, armazenando e ativando soluções completas. Não importa qual o seu desafio, a Fábrica de Ideias é o parceiro ideal para merchandising no ponto de venda. Conheça o trabalho da Fábrica de Ideias e contate nossa equipe.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.