Como tem sido o desempenho da sua marca no PDV? 

Seus produtos estão posicionados de modo a facilitar a satisfação do shopper e aumentar o sell-out?

Uma estratégia de trade marketing de sucesso passa pela escolha do material de merchandising ideal. É aí que entra em cena uma das principais ferramentas para qualquer ação de merchandising: o display de chão. 

O display de chão é uma solução inteligente e versátil que, ao ser implementada em um ponto extra, alavanca o potencial de vendas e promove alta performance no PDV.

Neste artigo, você vai conhecer mais a fundo o display de chão, um tipo de material de PDV que não pode faltar em suas ações de merchandising, e descobrir como escolher o melhor formato para garantir performance.

Como aumentar o desempenho no PDV?

 

Realizar uma execução assertiva da estratégia de trade marketing no ponto de venda não só é essencial para manter seu fluxo de vendas, como também para garantir a melhor experiência para o shopper em sua jornada de compras.

O primeiro passo é um diagnóstico de suas dores e necessidades:

  • Falta de organização dos espaços de loja?
  • Dificuldade de promover determinadas categorias de produtos?
  • Redução da lucratividade?
  • Falta de visibilidade da marca em pontos estratégicos?

O segundo, para qualquer que seja o diagnóstico, é entender a fundo quem é o seu shopper e como ele se comporta, quais são suas dores, necessidades e expectativas, para que assim você possa entregar valor a ele.

Após entender que o shopper se comporta no PDV seguindo hábitos e que sua interação com o ambiente da loja segue um roteiro, é necessário avaliar também quais são esses pontos de contato onde os seus produtos podem se encontrar.

É importante conhecer todos os pontos de contato do shopper com a marca, que incluem os pontos naturais e os pontos extras.

Nesse sentido, entra em cena uma das soluções mais potentes e práticas do merchandising: o material de ponto de venda.  

Por que investir em materiais de PDV?

 

O material de merchandising é uma solução que ajuda a sua marca a explorar os pontos extras de loja, integrando conveniência e estética no ponto de venda de maneira funcional.

Por meio de uma única peça, é possível promover comunicações complexas e criativas capazes de influenciar o comportamento de compra do shopper a curto e longo prazos. 

 

“Entre os materiais de PDV, o display de chão se destaca por proporcionar uma maior modularidade, ampla área de comunicação e otimização logística, o que garante excelente custo-benefício para o cliente”, explica Dijalma Mota, Coordenador de Projetos da Fábrica de Ideias.

 

O que são displays de chão?

 

Um dos modelos de display mais robustos e utilizados no merchandising, o display de chão pode ser considerado como uma mídia no PDV capaz de promover a exposição de produtos em pontos extras, impactando o shopper em posições estratégicas dentro de sua jornada de compra.

O display de chão pode conter gancheiras ou bandejas e permite a exposição de um volume elevado de itens, em diversos tamanhos e formatos, e alto destaque, além de poder apresentar decoração e ter um leque imenso de cores disponíveis que tornam cada estética única.

Trata-se de uma solução que pode otimizar seus resultados de maneira exponencial no ponto de venda já que organiza seus produtos e traz visibilidade e interação para sua marca, atraindo e fidelizando o shopper. 

Ele pode ser usado em campanhas pontuais de trade marketing para transmitir ou reforçar uma mensagem da marca e elevar vendas dentro de um período sazonal ou como parte da estratégia institucional da marca para toda a rede varejista. 

Uma olhada rápida para o varejo e é possível identificar displays de chão dos mais diversos tipos e formatos. 

Contudo, o sucesso dessa mídia depende da maneira como o produto é exposto e da escolha estratégica do modelo de display de chão e do tamanho mais adequado para o ambiente de exposição, tendo como foco primordial a experiência do shopper.

Como escolher o melhor display de chão?

 

Devido ao alto volume de soluções disponíveis, para garantir sucesso em sua estratégia é necessário considerar algumas variáveis que, uma vez analisadas, facilitarão a escolha do display ideal.

Os critérios a serem avaliados na escolha do display de chão são:

  • Planograma, que está diretamente ligado ao sell-out;
  • Modularidade, que implica facilidade de ativação e otimização logística;
  • Custo-benefício para se adequar à sua verba de trade marketing;
  • Volume de peças: variável que se relaciona à expansão e capilaridade;
  • Durabilidade: que determina o tempo de permanência no PDV (temporário ou permanente);
  • Versatilidade: se é possível configurá-lo de acordo com sua marca;
  • Comunicação cambiável: se é possível alterar a comunicação de acordo com a sazonalidade da sua campanha
  • Capacidade de carga por bandeja e display, diretamente ligada à estabilidade do material no PDV;
  • Sustentabilidade: se pode ser uma solução sustentável que não agride o meio ambiente e valoriza a sua marca

 

10 Tipos de display de chão para alta performance

 

Fizemos uma seleção especial com as soluções criadas pela Fábrica para facilitar sua escolha e planejamento.

Todas as soluções são multicanais. Isso significa que atendem todos os formatos de loja, desde canal farma, varejo alimentar, lojas de departamento, de conveniência, homecenter (construção civil) a canais de consumo imediato, como bares e restaurantes, entre outros.

Elas também atendem a todos os critérios: são modulares, possuem alta capacidade de carga, versatilidade, comunicação cambiável e ótimo custo-benefício. E tem mais: podem ser produzidos em larga escala com fácil implementação e otimização logística.

Além disso, podem ser usadas em diversos pontos de contato no PDV: na entrada, no meio da loja ou no checkout, salvo algumas peças que possuem particularidades únicas na escolha do posicionamento ideal.

Confira agora os 10 melhores tipos de display de chão para alta performance no PDV:

 

1. Linha de displays de chão Flex

 

 

Vamos começar com um de nossos best-sellers: o Display Flex. 

O nome flex é inspirado em sua versatilidade e flexibilidade: com variações no tamanho da bandeja, as peças são altamente adaptáveis e personalizáveis, comportam gancheiras e também podem ser desenvolvidas com material reciclável, pois são injetáveis.

Seu design diferenciado, garante total visibilidade e destaque no ponto de venda.

 

2. Linha de displays de chão Smart

 

 

Aqui está uma solução que aproveita bem o espaço da loja: o Smart.

Essa linha de displays com tubo tem ótimo custo-benefício. É conhecida, principalmente, por ser uma solução viável, prática e econômica.

Seu nome deriva da sua principal característica: é um display inteligente que nasceu para facilitar a execução no ponto de venda. 

Sua montagem é super fácil: em menos de 3 minutos seu display pode ser montado e ativado no PDV

No topo de tudo isso, esse display também permite personalização completa, inclusive com variação no tamanho da bandeja – como o Smart Quadrante Toblerone – podendo ser sustentável.

A solução é excelente para explorar o cross category, inserindo o display smart com categorias que se complementam.

 

3. Display de chão Pedestal

 

 

Com uma estética bastante elegante e funcional, a linha pedestal é uma solução ideal para produtos a granel.

Perfeita para impulsionar vendas de itens de maneira unitária.

 

4. Display de chão Tubular

 

 

Outro campeão de vendas de produtos a granel é o display de chão tubular. Com um design versátil, ele permite explorar de maneira muito criativa os atributos da marca e garantir interação, elevando vendas em qualquer ponto da loja.

 

5. Display de chão FSU

 

 

Aqui está um display ideal para checkout. Seu maior diferencial? As bandejas com alcance dos dois lados.

Além disso, a exposição de produtos pode ser realizada com a bandeja reta ou inclinada. Na versão inclinada, a bandeja é inteligente: ao retirar um produto, o outro desce naturalmente para o acesso do shopper.

Se sua marca precisa de uma solução com design moderno, segura e que aproveita bem o espaço de loja, você acaba de encontrá-la!

 

6. Display de chão Multicategoria

 

 

Quando o assunto é versatilidade, o Display Multicategoria poderia estar no topo da lista. 

Outro aspecto customizável é a comunicação. O display possui ampla área de comunicação tanto nas bandejas, quanto em suas laterais, sendo possível trocar a comunicação de acordo com a campanha, seja ela de lançamento, produto, marca ou institucional.

A modularidade também é um diferencial. Seu transporte e montagem são facilitados pela inteligência aplicada em seu desenvolvimento.

Ele é fornecido desmontado, sua caixa de embalagem é pequena, reduzindo custo logístico. Além disso, o material é leve, resistente e de fácil transporte. Isso é o que chamamos de otimização logística!

Esse display pode ser produzido inteiramente em PET reciclado. É um produto premium, que suporta altas cargas, e ideal para planogramas maiores.

 

7. Linha de displays de chão MOB

 

 

Esse projeto nasceu para caber no baú das motos dos promotores, o que evidencia a facilidade de transporte. 

O nome MOB vem de compacto. Mas não se engane! Apesar de compacta, a bandeja suporta altas cargas, como outros displays robustos.

Portanto, se sua marca precisa de uma solução modular e fácil de implementar, essa é uma das queridinhas.

 

8. Linha de displays de chão DIQ

 

 

Confira a quantidade de produtos que dá pra colocar na linha DIQ. Para quem procura um display grande, essa é a melhor opção.

Seu principal valor agregado é a área de comunicação. Com a marca aplicada e a possibilidade de comunicar campanhas, o display é personalizável e moderno. Tem uma ótima aparência que valoriza a apresentação dos produtos.

Esse display é famoso por ampliar a área de planograma e estoque de produtos. Além de ser sustentável, roloutável, modular e versátil! 

Existe muito espaço para inovação nessa linha. Por exemplo, o DIQ cesto é uma solução ideal para produtos em promoção a ser posicionado em qualquer local do PDV.

 

9. Linha de displays de chão EVO

 

 

O EVO é um display robusto e, além de muito funcional, um charme. 

É possível montar diversos módulos em diferentes versões: reta, 90º e 60º, dependendo da quantidade de carga que deseja que ele suporte.

Quando na versão reta, é possível acrescentar gancheiras injetadas à peça.  O sistema modular é diferenciado.

Tem vasta área de comunicação. Além disso, é altamente personalizável: a comunicação é cambiável, possibilitando uma troca de artes. Pode ser utilizado para venda de multicategorias e permite explorar o cross category. 

Isso sem mencionar a versatilidade. Altamente personalizável, esse display de chão permite alterações diversas para atender ao planograma do cliente, como inserir porta e alterar sua angulação, por exemplo.

 

10. Linha de displays de chão GRIFE

 

 

A linha Grife é uma linha diferenciada. Com um design único e moderno, ela permite a comunicação de muitos produtos em um só lugar, promovendo visibilidade e impactando o shopper em sua jornada.

O display é sustentável, feito de material reciclável. Resistente, como os demais, não degrada ao longo do tempo, e pode ser utilizado em diferentes campanhas com a possibilidade de troca da comunicação e um sortimento de produtos diferenciado de acordo com cada estação e necessidade.

É “levar ou levar”!

E aí? Qual dessas opções você considera a melhor opção para elevar o desempenho de sua marca no PDV? Comente!

 


Precisa de ajuda para executar sua estratégia de merchandising? 

Se você precisa repensar sua estratégia de Trade Marketing e Merchandising e ter mais visibilidade no ponto de venda, então saiba que a Fábrica de Ideias pode te ajudar.

Além de possuir know how e grande capacidade produtiva em materiais de PDV, também somos um fornecedor end to end, e integramos todas as etapas da cadeia de merchandising, desde o design e engenharia, até a produção, logística e positivação de expositores no PDV.

Graças ao seu domínio de mercado, a Fábrica de Ideias é capaz de facilitar a execução no PDV e atender aos mais diversos formatos de lojas, nos mais diversificados canais de venda.

Visite nosso site para saber mais sobre as soluções que nós oferecemos.



A Fábrica de Ideias é especialista em merchandising no PDV. Há mais de 20 anos no mercado, nossa equipe atua criando, produzindo, armazenando e ativando soluções completas. Não importa qual o seu desafio, a Fábrica de Ideias é o parceiro ideal para merchandising no ponto de venda. Conheça o trabalho da Fábrica de Ideias e contate nossa equipe.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.