Você provavelmente sabe o que é planejamento. Trata-se de uma ferramenta de gestão que viabiliza traçar um panorama sobre a realidade atual do negócio, avaliar as alternativas, definir um referencial futuro, o método para alcançá-lo e a forma de avaliar todo o processo. 

Tudo isso permitirá a construção de um plano para otimizar o alcance de objetivos

Dada a importância dessa ferramenta, qualquer profissional de trade marketing que busque o sucesso de suas ações precisa conseguir aplicá-la em sua realidade. Esse profissional, que acompanha as mudanças do comportamento do shopper, precisa estar atento ao mercado e às tendências nas ações de merchandising e no uso de materiais de PDV, um dos aspectos mais estratégicos do planejamento de trade marketing.

De acordo com Rubens Sant’Anna:

“O merchandising é a parte visível das estratégias de trade marketing e é responsável por levar ao shopper a mensagem das marcas no ponto de venda”.

Desse modo, com o uso planejado dos materiais de merchandising, os resultados de trade marketing são potencializados.

Como expandir a atuação no varejo? Quais materiais e técnicas adotar para atrair o shopper e aumentar vendas? Questões como essas são o foco de um planejamento de material de PDV.

Para que você entenda melhor o potencial do planejamento de material de PDV e o que considerar nesse processo, elaboramos este artigo. Aqui, vamos detalhar a importância de realizá-lo regularmente e quais aspectos devem ser priorizados, além de dar dicas importantes do que considerar ao estruturar o seu. Confira!

A importância do planejamento anual de material de PDV

O planejamento de material de PDV, quando realizado anualmente, leva em conta os indicadores da operação e os objetivos do negócio, permitindo a construção de resultados alinhados ao plano estratégico da empresa.

Uma vantagem competitiva que o planejamento de MPDV proporciona ao negócio é a exposição da marca e produtos distribuída ao longo do ano, sem focar todas as expectativas e ações em um único período ou mês por falta de preparo ou recursos, evitando atrasos na campanha de marketing. 

Outro benefício é a redução de custo. Com um planejamento prévio, o profissional de trade marketing consegue analisar melhor o cenário e as possibilidades até chegar à solução ideal, o que minimiza prejuízos e contribui com o sucesso de suas ações.

“Por exigir um alto investimento, todo espaço de exposição no varejo precisa ser utilizado com inteligência para não haver desperdícios de verba de trade marketing em chão de loja. Portanto, o planejamento dos materiais de merchandising precisa ser estratégico”, afirma Otávio Fogo, Diretor Comercial da Fábrica de Ideias.

Mas não para por aí! Preparamos uma lista com outras vantagens e benefícios do planejamento para um trade marketing estratégico de alta conversão:

  • Melhora e otimização do cronograma de ação (desenvolvimento, produção, logística e ativação), permitindo mais controle sobre toda a cadeia promocional; 
  • Poder realizar teste piloto da solução para analisar o comportamento do shopper;
  • Ações mais criativas e pensadas, com mais abertura para inovação e uso de tecnologia;
  • Alinhamento entre comunicação de marca e experiência no PDV;
  • Minimização do impacto negativo de imprevistos e possibilidade de revisitar a estratégia;
  • Potencial de envolvimento dos stakeholders do projeto, com tempo hábil para consultá-los e entender suas necessidades (ex: promotores, abastecedores, varejo, shopper, liderança);
  • Construção de indicadores para avaliação dos resultados.

Aqui, dois pontos são fundamentais para o sucesso das ações de merchandising no PDV e, por isso, devem ser incluídos no planejamento de materiais de PDV: o que levar em conta no desenvolvimento do projeto de MPDV e a escolha estratégica do fornecedor, que veremos mais à frente.

1. O que levar em conta no desenvolvimento do projeto de MPDV:

Materiais de PDV não são planejados apenas por sua aparência e utilidade. Eles precisam trazer resultados ao ponto de venda, gerando sell-out com eficiência e assertividade. 

Portanto, o planejamento do material de PDV precisa contemplar alguns fatores de sucesso

Sustentabilidade

Produzir materiais sustentáveis para o ponto de venda é um diferencial na comunicação estratégica com o shopper no PDV. Isso porque eles são desenvolvidos a partir da utilização de resíduos pós-consumo (embalagens descartadas). Esses resíduos retornam ao processo produtivo e são transformados em um produto de alto valor agregado para a cadeia de merchandising: o seu material de PDV. Se a sua empresa é sustentável e possui metas globais de sustentabilidade, saiba que o seu material de PDV pode ser um caminho para alcançá-las.

Experiência de compra

O material de PDV precisa contribuir com a construção de uma experiência positiva para impactar a jornada de compra do shopper, o que incentiva a indústria a conhecer bem o shopper para agregar valor.

Velocidade de execução

O timing é fundamental em qualquer campanha de merchandising no PDV, o que posiciona a velocidade de execução entre os principais diferenciais na hora de escolher um fornecedor. Desde o desenvolvimento dos materiais de PDV até sua ativação, o processo precisa seguir um ritmo constante, competitivo e sem margem para erros.

Modularidade

A flexibilidade e capacidade de adaptação do material em diferentes espaços no ponto de venda é um diferencial desde seu transporte até a ativação explorando e aproveitando pontos de destaque de maneira ágil e fácil.

Escalabilidade

Materiais escaláveis geram capilaridade e sell-out em escala para as marcas nos PDVs. Para isso, é imprescindível contar com um fornecedor experiente, que garanta alta capacidade produtiva para a fabricação em diferentes materiais como plástico, metal, acrílico e madeira.

Otimização logística

Uma logística com foco em eficiência garante facilidade de transporte do material e praticidade da ativação no PDV a partir da produção de peças inteligentes e desmontáveis.

2. Escolha estratégica do fornecedor de MPDV

Já vimos que o material de PDV é uma das ferramentas do merchandising que, por sua vez,  é um desdobramento das estratégias visíveis (parte visível) do trade marketing e que, portanto, carregam a responsabilidade de levar ao shopper a mensagem da marca no ponto de venda e gerar vendas.

Contudo, de nada adianta realizar um planejamento com antecedência, estudar o cenário detalhadamente e chegar à solução mais viável e inovadora para o negócio se não puder contar com um fornecedor capaz de abraçar os desafios do negócio com você.  

Pensando nisso, listamos cinco aspectos importantes para garantir a escolha estratégica do fornecedor parceiro:

1. Tecnologia de ponta

Inovação é um dos diferenciais competitivos mais importantes para atrair a atenção do shopper no PDV. Para alcançá-lo, são necessários investimentos constantes em tecnologia, maquinário moderno à nível global e softwares de última geração. 

2. Equipe qualificada

Uma empresa não é feita de tecnologia apenas. mas sim de pessoas! Nossa equipe interna passa por um rigoroso processo de treinamento e desenvolvimento e está qualificada para desempenhar suas funções e atividades de maneira otimizada. Contamos com mais de 200 colaboradores que atuam em sintonia para trazer os melhores resultados da criação à ativação de cada projeto. 

3. Know-how

Existem competências específicas que um fornecedor de material de PDV precisa demonstrar para atingir os resultados esperados no PDV. É preciso ter conhecimento técnico e experiência de mercado para conduzir o projeto desde o primeiro contato até sua entrega. Contar com um fornecedor que tenha know-how para contribuir tanto com o planejamento quanto com a execução das estratégias de MPDV é um diferencial capaz de otimizar a sua gestão. Aqui na Fábrica, seguimos uma metodologia específica de negócio: Atendimento, Design e Arquitetura, Engenharia e Protótipo, Produção e Qualidade, Logística, Armazenagem e Ativação. E toda a empresa possui o know-how necessário para atendimento com excelência de cada fase do processo.    

4. Capacidade produtiva

Seu projeto precisa de escalabilidade e versatilidade. Para isso, seu fornecedor precisará apresentar espaço e capacidade produtiva em diferentes matérias-primas. A Fábrica possui mais de 10 mil m² de área útil para produção dos mais diversos tipos de projetos e soluções para o PDV. Entre os materiais que trabalhamos estão o plástico injetado, metal e madeira. Além disso, contamos com células produtivas e dezenas de máquinas e robôs que garantem elevada capacidade e precisão fabril. Isso nos permite abraçar campanhas de abrangência nacional e internacional com atenção rigorosa ao cumprimento de prazos e à qualidade das peças. 

5. Credibilidade

Não basta ter tudo o que foi citado acima e, ainda assim, não desfrutar de boa reputação no mercado. A Fábrica de Ideias investe em tecnologia de ponta, possui uma equipe qualificada, know how e capacidade produtiva para desafios de todos os tamanhos. Contudo, nosso maior diferencial são os resultados da atuação de nossos clientes em parceria conosco no PDV dentro e fora do Brasil. Tudo isso somado a nossa experiência nos posiciona frente à concorrência e garante nossa credibilidade no mercado de trade marketing.  Veja alguns cases.

Aqui na Fábrica, trabalhamos com o foco em aumentar a taxa de conversão de vendas de nossos clientes no PDV a partir de todos esses diferenciais e valores. 

E você: O que considera importante na hora de planejar seu material de PDV? 

 


Precisa de ajuda para executar sua estratégia de merchandising? 

Se você precisa repensar sua estratégia de Trade Marketing e Merchandising e ter mais visibilidade no ponto de venda, então saiba que a Fábrica de Ideias pode te ajudar.

Além de possuir know how e grande capacidade produtiva em materiais de PDV, também somos um fornecedor end to end, e integramos todas as etapas da cadeia de merchandising, desde o design e engenharia, até a produção, logística e positivação de expositores no PDV.

Graças ao seu domínio de mercado, a Fábrica de Ideias é capaz de facilitar a execução no PDV e atender aos mais diversos formatos de lojas, nos mais diversificados canais de venda.

Visite nosso site para saber mais sobre as soluções que nós oferecemos.


A Fábrica de Ideias é especialista em merchandising no PDV. Há mais de 20 anos no mercado, nossa equipe atua criando, produzindo, armazenando e ativando soluções completas. Não importa qual o seu desafio, a Fábrica de Ideias é o parceiro ideal para merchandising no ponto de venda. Conheça o trabalho da Fábrica de Ideias e contate nossa equipe.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.