Sustentabilidade já não é mais apenas um discurso. Com o passar dos anos e as mudanças climáticas, trabalhar práticas inovadoras e sustentáveis se fez necessário, principalmente para as empresas, que são responsáveis pela maior parte e volume do resíduo produzido em suas produções.

Atualmente, existe uma lei no Brasil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, implementada desde 2010, que responsabiliza as empresas pelo destino das embalagens descartáveis que saem das lojas, passam pelas casas dos consumidores e são transformadas em lixo.

Trazendo esse conceito para o trade marketing, você sabe o que é sustentabilidade no PDV e porque a sua empresa deveria investir?

Continue lendo o nosso post e saiba mais!

 

Merchandising sustentável e economia circular

Sustentabilidade no PDV ou Merchandising Sustentável é um conjunto de ações e práticas sustentáveis praticadas por empresas que possibilitam o desenvolvimento de materiais promocionais para o PDV através da economia circular de embalagens plásticas, visando a proteção do meio ambiente e garantindo qualidade de vida para essa e futuras gerações.

O Banco Mundial prevê que o mundo gere 3,4 bilhões de toneladas de resíduos até 2050, um aumento de 70% na comparação com 2016. Sendo assim, um dos maiores desafios para reverter esse quadro é a gestão correta dos resíduos, partindo da redução na extração de recursos da natureza e promovendo a economia circular através de:

  • desenvolvimento de produtos sustentáveis
  • redução de dependência de matéria-prima virgem
  • priorização de materiais reciclados e mais duráveis
  • utilização de materiais reciclados, como o plástico

O conceito de economia circular não é novo, mas vem ganhando força com o engajamento de mais empresas em boas práticas para a proteção do meio ambiente. Em se tratando de materiais de PDV, a economia circular já é uma realidade e tem sido praticada por grandes marcas como Pepsico, Coca-Cola e Ambev.

 

Por que investir em Sustentabilidade no PDV?

Além de beneficiar o meio ambiente e a sociedade, as iniciativas e ações sustentáveis praticadas pelas empresas geram percepção muito positiva nos consumidores.

Segundo estudo da IBM de 2021, o número de consumidores que afirmam considerar a responsabilidade ambiental muito ou extremamente importante ao formar uma opinião sobre uma marca aumentou 22% nos últimos dois anos.

E tem mais: os consumidores estão dispostos a gastar mais em marcas ambientalmente responsáveis.

O shopper passou a valorizar mais do que benefícios econômicos e de qualidade. Agora princípios ambientais, éticos e sustentáveis são prioridade. Um outro estudo realizado pelo Instituto Akatu revelou que 55% dos consumidores pretendem priorizar empresas responsáveis com questões ambientais.

Esses dados comprovam que ações sustentáveis têm um grande impacto na sociedade e precisam estar na agenda de fabricantes e varejistas que desejam ser competitivos e agregar valor à sua marca.

De acordo com Felipe Silva, especialista em Sustentabilidade da Fábrica de Ideias, “Ser parte de iniciativas que promovam a economia circular é uma forma das empresas demonstrarem sua responsabilidade socioambiental e fortalecer a marca, já que os consumidores estão cada vez mais conscientes do papel que as organizações possuem em gerar impacto positivo para a sociedade.”

 

Como praticar a sustentabilidade no PDV?

Para iniciar um processo de boas práticas sustentáveis na sua empresa, é necessário conscientizar e engajar todos os colaboradores, investindo em treinamentos e palestras que apresentem o tema e sua importância.

Se a sua empresa deseja investir em sustentabilidade e levar esse conceito para o PDV e ações de trade marketing, seguem algumas dicas:

  • Comunique e exponha suas iniciativas sustentáveis por meio do seu material promocional
  • Promova a economia circular através de materiais de PDV sustentáveis em suas campanhas de merchandising
  • Alinhe sua estratégia com os parceiros e fornecedores, a fim de engajar toda a cadeia
  • Tenha metas globais de sustentabilidade e compartilhe com sua cadeia de valor
  • Promova ações de desenvolvimento sustentável com o apoio de fornecedores que estimulem a economia circular

Veja como funciona na prática, a economia circular com MPDV:

Material de PDV sustentável valoriza sua marca e produto

Como já dissemos, é possível levar o conceito de sustentabilidade para as ações de trade marketing da sua empresa através de soluções ecologicamente corretas desenvolvidas com material 100% reciclado e que promovam a economia circular. Inclusive, te contamos aqui 5 benefícios de trabalhar com material de PDV sustentável na sua empresa.

E quando falamos em sustentabilidade no PDV, o plástico é um dos substratos mais utilizados no desenvolvimento de soluções sustentáveis, no entanto, muitas vezes é tido como vilão no quesito meio ambiente. Mas, se pararmos para refletir, será que ele é mesmo o problema ou o descarte incorreto e a falta da implantação da economia circular é que prejudica seu potencial de reciclagem?

Os dados mostram que o plástico é um dos materiais com maior potencial de reciclagem, mas, no Brasil, seu índice de reciclagem é o menor, com 22,1%, se comparado aos outros materiais como aço (47,1%), alumínio (97,3%) e papelão (68%).

Aqui na Fábrica, a economia circular do plástico tem sido aplicada há mais de 10 anos. Através de diversas ações durante todo o processo produtivo e o cuidado de escolher os fornecedores e parceiros corretos, conseguimos desenvolver mais de 440 mil produtos sustentáveis e reutilizar mais de 550 toneladas de plástico, o equivalente a 11 milhões de garrafas PET. 

“A utilização de fontes alternativas de matéria-prima pela indústria deve ser encarada como uma oportunidade de as organizações reduzirem sua exposição ao risco e agregarem diferencial competitivo. Além disso, a crescente escassez de recursos naturais não-renováveis faz com que a utilização de matéria-prima reciclada seja mais rentável ao longo do tempo.”  afirma Felipe Silva – especialista em Sustentabilidade da Fábrica de Ideias.

 

Materiais de PDV sustentáveis: exemplos e cases para se inspirar

Selecionamos alguns cases e exemplos práticos a partir de estratégias com foco em sustentabilidade realizadas pelos nossos clientes e que podem servir de inspiração para o seu negócio. Confira:

Rack Coca-Cola:

Display reciclado para Coca-Cola, produzido inteiramente com PET reciclado, o que equivale a 240 garrafas recicladas, aproximadamente.

 

Display Lego – PepsiCo:

Material de PDV sustentável da Pepsico, produzido com PP reciclado e equivalente a 425 embalagens de salgadinho recicladas.

 

Rack Brahma Duplo Malte – Ambev

Solução 100% reciclada que serviu como peça de exposição para lançamento de produto. Cada display equivale a 185 garrafas PET recicladas.

 

Quer tornar suas ações de trade marketing mais sustentáveis com soluções ecologicamente corretas para o PDV? Fale com um de nossos executivos, conte com a Fábrica!


A Fábrica de Ideias é especialista em merchandising no PDV. Há mais de 25 anos no mercado, nossa equipe atua criando, produzindo, armazenando e ativando soluções completas. Não importa qual o seu desafio, a Fábrica de Ideias é o parceiro ideal para merchandising no ponto de venda.

Conheça o trabalho da Fábrica de Ideias e contate nossa equipe.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.