O ano de 2020 mudou muito do que conhecemos. Seja pelo fechamento do comércio em alguns lugares do Brasil e do mundo ou pelos novos comportamentos de compra dos shoppers, é fato que saímos desse ano muito diferentes de como entramos.

O lado bom é que antecipamos muitas das transformações necessárias para o desenvolvimento das marcas e das empresas a médio e longo prazo. Muitas das inovações que foram criadas durante este período desafiador acabam proporcionando uma experiência de compra mais satisfatória e, é claro, uma melhor entrega de produtos e serviços para o shopper. E, apesar de sabermos que o físico não vai acabar, agora temos uma união ainda mais forte do PDV e do digital.

Com um novo ano iniciando, queremos saber: quais serão as tendências de trade marketing para 2021? O que teremos de novidades para vender, encantar, fidelizar e ter resultados positivos no PDV? Neste post, selecionamos algumas das principais inovações e estratégias que guiarão o próximo ano. Os desafios de 2021 certamente serão maiores, em um cenário de retomada econômica e busca da normalidade pós-pandemia. Por isso, nada melhor do que estar alguns passos na frente!

1. O novo normal é omnichannel:

O novo shopper já aprendeu que a mescla de canais é vantajosa para todos. Agora, a possibilidade de comprar online e retirar na loja física, por exemplo, é algo que virou padrão para boa parte das empresas. Isso, principalmente, levando em conta a preferência do shopper, que está evitando aglomerações e que busca conforto para adquirir produtos.

As mudanças provocadas pela Covid-19 vieram para provar que o omnichannel é o futuro: nem o físico vai acabar e nem o online vai dominar. O que o shopper precisa, na verdade, é de uma experiência encantadora quando entra em contato com uma marca, independentemente do canal por onde a interação ou venda está ocorrendo.

2. A experiência do shopper no centro da estratégia:

Aqui, novamente, falamos sobre experiência. O shopper no novo normal, mais do que nunca, está sedento por momentos positivos. Depois de muitos meses em isolamento, cada oportunidade de saída de casa precisa ser envolvente a ponto de criar uma memória positiva. E isto pode acontecer, inclusive, em uma ida ao supermercado.

Apesar de ser algo que falamos há bastante tempo por aqui, colocar o shopper no centro da estratégia segue sendo uma tendência importante para 2021. Isso porque o consumidor está cada dia mais atento aos detalhes, sejam eles o atendimento na hora da compra, a ambientação do PDV ou a embalagem do produto. Pensar com a cabeça do seu shopper é o melhor caminho para entregar uma jornada de compra inesquecível para ele.

3. Ponto de venda vai ser também um ponto de serviço:

Comprar online até pode ser o futuro, mas existe uma forma muito positiva de trazer o foco do shopper de volta para o físico: um serviço de qualidade. O que você e sua marca podem oferecer para o shopper no PDV em termos de serviço ou utilidade?

Um evento educativo, uma interação, um material informativo, uma explicação detalhada e didática sobre as vantagens do produto… Lojas de tecnologia podem deixar de ser exclusivamente um espaço de venda de dispositivos para se tornarem uma referência em conserto e em educação sobre o uso dos produtos. O que interessa é entregar valor para o shopper no PDV e usar da experiência positiva para vender produtos ou serviços a mais para ele.

4. O shopper quer velocidade:

A pandemia também mudou muito a nossa percepção sobre o tempo e sobre a velocidade. Agora, mais do que nunca, o shopper sabe que as coisas podem e devem ser mais ágeis. E ele vai exigir isso das marcas e dos estabelecimentos.

A experiência de velocidade não vem apenas pela praticidade, mas também pela segurança: no novo normal, o shopper fica menos tempo no PDV, evitando aglomerações e buscando por segurança contra o contágio. E se é possível acelerar o atendimento entregando uma experiência positiva, por que não? 

5. Sustentabilidade e consumo consciente: o planeta e o futuro importam!

O novo shopper quer ter relações com marcas que respeitam o meio ambiente. Sabemos que muitos dos problemas que estamos enfrentando atualmente são ocasionados pela falta de preocupação com a natureza e, neste sentido, o consumidor busca cada vez mais ter responsabilidade ecológica.

O futuro do planeta depende das ações que estamos tomando agora, e para quem trabalha com trade marketing, este cuidado precisa ser redobrado. Estamos envolvidos em muitas ações que utilizam o plástico como matéria-prima essencial e é indispensável entender a origem do material (alô, recicláveis!) e o destino dele após a retirada do PDV. 

Já imaginou perder clientes fiéis por não ter um posicionamento sustentável? Problema dobrado: menos clientes e a natureza sendo destruída. É possível ter uma estratégia de marketing 100% sustentável e em 2021 esse cuidado será ainda mais observado pelo shopper!

 

Precisa de ajuda para executar sua estratégia de merchandising? 

Precisa de ajuda para repensar sua estratégia e ter mais visibilidade no Trade Marketing? Então saiba que a Fábrica de Ideias pode ajudar.

Além de possuir uma grande capacidade produtiva dos materiais de merchandising, também somos um fornecedor end to end, podendo ajudar sua empresa na logística e positivação de expositores no PDV.

Graças ao seu domínio de mercado, a Fábrica de Ideias é capaz de facilitar a execução do PDV e atender aos mais diversos formatos de lojas, nos mais diversificados canais de venda.

Visite nosso site para saber mais sobre as soluções que nós oferecemos.


A Fábrica de Ideias é especialista em merchandising no PDV. Atuando há mais de 20 anos, nossa equipe atua criando, produzindo, armazenando e ativando soluções completas. Não importa qual é o seu desafio, a Fábrica de Ideia é o seu parceiro ideal para merchandising em PDV. Conheça o trabalho da Fábrica de Ideias e contate nossa equipe.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.