Estar de olho nas tendências do trade marketing em 2020 é indispensável para colher os melhores frutos de seu trabalho. Como o trade tem muitas mudanças rápidas, é importante conseguir acompanhar o que está acontecendo na área para saber como oferecer a melhor e mais atualizada tendência para o seu shopper

Afinal de contas, não resolve nada o seu concorrente investir pesado em inteligência artificial no PDV e ter uma preocupação extrema com a experiência do shopper, enquanto você faz o contrário. 

Aliás, já pensou em todos os ganhos que pode ter adotando as tendências? 

  • aumentar as vendas, 
  • ver o faturamento crescer, 
  • melhorar a experiência do consumidor; 
  • intensificar a interação do público com a marca. 

Por isso, é indispensável estar sempre de olho na inovação e nas possibilidades de aprimorar o PDV com as melhores estratégias. E sobre 2020, você sabe o que esperar do Trade Marketing

 

Entenda quais são as principais tendências do trade marketing em 2020:

1. Criar base de dados para fundamentar a inteligência no trade marketing

É o trabalho de armazenar dados de seus compradores a fim de que suas ações sejam cada vez mais direcionadas para impulsionar suas vendas. 

A equação é bastante simples: quanto mais informações você tem do consumo de determinado produto ou grupo de shoppers, mais cresce o entendimento do comportamento do consumidor com relação a determinado produto ou categoria. 

Por isso, é importante investir em criar uma base de dados. Isso pode ser feito por meio de pesquisa de satisfação, opinião ou por meio de um software de trade marketing. 

2. Tendências do trade marketing em 2020 – Realidade aumentada

É uma maneira de combinar informações virtuais aos espaços físicos, incentivando interação com a marca tanto na realidade física, quanto na virtual. 

O simples fornecimento de descontos virtuais para consumo físico no PDV pode ajudar a aumentar o fluxo de pessoas no estabelecimento e implementar a experiência do usuário. 

Veja um exemplo do emprego de realidade aumentada pela Amazon, no vídeo: 

3. Estratégia Omnichannel (Figital) 

Essa estratégia consiste em unir pontos físico e digital. Em 2017, uma pesquisa realizada pela Harvard University constatou que 73% dos compradores usariam vários canais para fazer compras. E esse comportamento do comprador segue em ascensão. 

Por isso, é tão importante que varejistas mantenham a preocupação de sustentar uma experiência de compra consistente que una canais online e offline – as linhas de separação entre esses dois meios estão acabando e sua marca precisa estar presente em vários canais de contato para atender às demandas de seus compradores em qualquer um deles. 

4. Transformação digital do varejo (o novo varejo)

O conceito “New Retail” veio da China e tem relação com a estratégia omnichannel, citada anteriormente. O novo varejo recebe esse nome após passar por diversas modificações na experiência de compra que oferece ao seu cliente – que une anúncios digitais e físicos com pontos de vendas digitais e físicos. 

Esses dois universos se fundem para garantir que o shopper terá uma experiência de compra mais personalizada, rápida e prática: suas necessidades fundamentais de consumo na nova década. 

5. Excelente Customer Experience

Proporcionar uma experiência incrível ao seu cliente, tanto no PDV físico quanto online, será sempre o principal fator de sucesso de seu negócio e tendência mais importante de todas. Em 2019, os clientes esperam de duas experiências alguns tópicos, como: rapidez, facilidade, personalização e humanização. Garanta que seus promotores e seu modelo de negócios ofereçam tudo isso ao cliente para assegurar o sucesso de sua estratégia

6. Personalização para o shopper

Customizar algumas características do produto de acordo com preferências pessoas do seu consumidor também está entre as tendências. Uma estratégia amplamente adotada atualmente é gravar o nome do cliente no produto, ela cabe para venda de garrafas de cerveja e muitos outros segmentos. 

A ideia é que o consumo se torne uma experiência individual e personalizada, para que seu shopper (ou consumidor, no caso de presentes) consiga ter a materialização da experiência de consumo  centrada no “eu” – algo muito importante para o fortalecimento de sua relação com a marca. 

7. Sortimento no PDV

O PDV requer sortimento, porque seu shopper precisa de comodidade nas compras. Para que ele não precise se deslocar e tenha variedade para escolher, posicione vários produtos semelhantes no mesmo PDV. 

Ao oferecer comodidade, você ganha. Saiba que a estratégia de manter alguns exemplares de vários produtos na mesma gôndola é uma estratégia que segue em voga e sempre vai ser assertiva. 

8. Sustentabilidade é uma das principais tendências do trade marketing em 2020

É uma tendência forte do trade marketing a busca por soluções sustentáveis. Afinal de contas, você sabe qual é o impacto que o material usado no seu PDV tem para o meio ambiente? De que forma ele é feito? 

Como você acredita que pode fazer investimentos em trade marketing sem negligenciar a responsabilidade social e ambiental da sua marca? 

 


Precisa de ajuda para executar sua estratégia de merchandising? 

Se você precisa repensar sua estratégia de Trade Marketing e Merchandising e ter mais visibilidade no ponto de venda, então saiba que a Fábrica de Ideias pode te ajudar.

Além de possuir know how e grande capacidade produtiva em materiais de PDV, também somos um fornecedor end to end, e integramos todas as etapas da cadeia de merchandising, desde o design e engenharia, até a produção, logística e positivação de expositores no PDV.

Graças ao seu domínio de mercado, a Fábrica de Ideias é capaz de facilitar a execução no PDV e atender aos mais diversos formatos de lojas, nos mais diversificados canais de venda.

Visite nosso site para saber mais sobre as soluções que nós oferecemos.


A Fábrica de Ideias é especialista em merchandising no PDV. Há mais de 20 anos no mercado, nossa equipe atua criando, produzindo, armazenando e ativando soluções completas. Não importa qual o seu desafio, a Fábrica de Ideias é o parceiro ideal para merchandising no ponto de venda. Conheça o trabalho da Fábrica de Ideias e contate nossa equipe.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.