O impacto da pandemia trouxe uma nova realidade: o shopper mudou, o varejo mudou e, consequentemente, temos um novo trade marketing.

Essa nova realidade exige que as empresas também adotem novas estratégias.

Antes de mais nada, precisamos dizer que é hora de analisar o cenário para conseguir repensar e otimizar o seu plano de ação. Revisar a sua estratégia de trade marketing é essencial para o desenvolvimento e sobrevivência do seu negócio. Esse é um período de novos desafios e transformações que podem se tornar uma excelente oportunidade para aplicar novas práticas e impulsionar sua marca, atendendo os desejos e anseios do novo shopper.

Para te ajudar nesse assunto, trouxemos algumas dicas para otimizar seu plano de ação e sair na frente nessa nova realidade do varejo.

Integração do ambiente físico com o digital: seja omnichanel

Durante o período de quarentena, até mesmo os mais resistentes à tecnologia se viram obrigados a baixar a guarda e entrar de vez no mundo digital. Entender isso é essencial para um planejamento verdadeiramente eficiente.

As circunstâncias globais fizeram dos consumidores mais conectados, informados, exigentes, engajados e conscientes. O momento de contato do consumidor com a marca nunca foi tão importante. Vemos como tendência a crescente valorização da marca e do que ela representa no universo online. Sendo assim, uma forma de estreitar a comunicação é a integração do ambiente físico com o digital.

Essa tendência foi fortalecida ainda mais com a pandemia da covid-19 e já nos mostra que certamente o futuro é digital. Mas isso não significa que a loja física vai morrer. Ela vai ser o braço estratégico do digital. Isso é o que a gente chama de omnicalidade, um canal se integrando no outro.

Sendo assim, antes mesmo de avaliar o comportamento do shopper no PDV, pense nos estímulos que o atrai para a loja e no que o faz comprar. Isso pode ser trabalhado previamente no ambiente digital, garantindo que as expectativas sejam alcançadas durante a experiência de compra dos produtos na loja física.

 

 

As palavras de ordem do trade marketing no pós-pandemia são: transformação digital!

 

Entenda a importância dos dados

É essencial poder basear as tomadas de decisão em dados confiáveis. Por isso, explore outras possibilidades para monitorar a execução. O uso de um software especializado, por exemplo, pode garantir a qualidade dos dados coletados no PDV.

Além disso, utilizar as tecnologias disponíveis no mercado para a coleta de dados no PDV, sem dúvidas irá melhorar a execução do seu plano de ação.

 

Pense em quais KPIs analisar

Por mais que você tenha um ótimo plano, durante essa crise aprendemos que nem sempre podemos prever os próximos passos a serem dados. Sendo assim, é extremamente importante saber quais são os indicadores essenciais para a sua estratégia de negócio.

Por isso, uma das formas de otimizar seu plano de ação é conseguir identificar de forma clara, quais os KPIs de trade marketing são responsáveis por trazer as respostas que você realmente precisa.

 

Coloque o shopper no centro das suas decisões

É imprescindível saber como promover um ambiente de compra que esteja dentro das expectativas do shopper. Dessa forma, seu plano de trade no pós-pandemia deverá centralizar aquilo que o shopper procura, em todos os aspectos.

Para fazer isso, é fundamental que você conheça o shopper para além da jornada de compra. Entender quais são seus desejos e anseios, por exemplo, pode ajudar a desvendar as mais diversas oportunidades, além de possibilitar um atendimento que seja realmente personalizado.

 

Tenha uma excelente execução de merchandising

Por último, mas definitivamente não menos importante, é necessário ter atenção redobrada quando o assunto é a execução de merchandising. É na execução de merchandising que as estratégias acontecem. O merchandising é essencial nesse momento em que o shopper está mudando seus hábitos de consumo e as marcas que conquistaram seus espaços através de muito esforço, planejamento e adaptação constante não podem correr o risco de perder sua posição no PDV.

O grande objetivo do merchandising é a visibilidade dos produtos e o destaque da marca no PDV. Por isso, em momentos de crise como o que estamos vivendo, é ainda mais importante aumentar a exposição da sua marca no ponto natural e no ponto extra com materiais promocionais diferenciados, que tragam destaque à marca e aos produtos.

Além disso, é muito importante que os materiais sejam não apenas funcionais, mas que sejam capazes de contar uma história da marca dentro do ponto de venda. Não basta criar o material de merchandising mas entender como ele vai agregar para o seu negócio e para o varejo. É necessário pensar como o material pode incrementar vendas adicionais, como conseguir através das iniciativas de merchandising fazer com que as macro categorias (categorias adjacentes ao seu produto), vendas casadas, vendas adicionais e vendas complementares se concretizem.

 


Precisa de ajuda para executar sua estratégia de merchandising? 

Se você precisa repensar sua estratégia de Trade Marketing e Merchandising e ter mais visibilidade no ponto de venda, então saiba que a Fábrica de Ideias pode te ajudar.

Além de possuir know how e grande capacidade produtiva em materiais de PDV, também somos um fornecedor end to end, e integramos todas as etapas da cadeia de merchandising, desde o design e engenharia, até a produção, logística e positivação de expositores no PDV.

Graças ao seu domínio de mercado, a Fábrica de Ideias é capaz de facilitar a execução no PDV e atender aos mais diversos formatos de lojas, nos mais diversificados canais de venda.

Visite nosso site para saber mais sobre as soluções que nós oferecemos.


A Fábrica de Ideias é especialista em merchandising no PDV. Há mais de 20 anos no mercado, nossa equipe atua criando, produzindo, armazenando e ativando soluções completas. Não importa qual o seu desafio, a Fábrica de Ideias é o parceiro ideal para merchandising no ponto de venda. Conheça o trabalho da Fábrica de Ideias e contate nossa equipe.

1 resposta

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.