Você já ouviu falar do canal Varejo de Vizinhança

Ele descreve, basicamente, o tipo de varejo de conveniência com espaços menores e compactos caracterizado como pequeno mercado, “lojinha” ou padaria de bairro que traz consigo, além da conveniência, a proximidade, agilidade, praticidade e atendimento mais personalizado.

Um estudo realizado pela Kantar Worldpanel realizado em dez países da América Latina – incluindo o Brasil – apontou que 68% dos latinos fazem suas compras perto de casa, ou seja, compram pela conveniência da proximidade ao ponto de venda.

Depois de 2020 e todas as mudanças impostas pela COVID-19, o varejo de vizinhança tornou-se ainda mais importante no planejamento de trade de muitas indústrias. Com a pandemia, os shoppers passaram a buscar e até mesmo a apoiar os estabelecimentos de bairro, menores e mais convenientes.

Abaixo, trouxemos algumas dicas que você precisa considerar ao incluir este canal em suas estratégias de trade marketing.

1. Mantenha o checkout organizado

A organização do posicionamento estratégico no checkout, visando relembrar e criar desejo no shopper para produtos que ganham visibilidade nesta área é um ponto de sucesso no varejo de vizinhança. Por isso, é importante apostar em produtos acessíveis e com fácil visualização para favorecer a conversão e sell-out no PDV.

2. Merchandising

Os materiais de merchandising também precisam estar presentes no varejo de vizinhança. Porém, é preciso avaliar primeiro os pontos de contato, tanto pelos espaços disponíveis quanto pela proximidade das categorias de seu interesse, além da comunicação adequada (que precisa ser assertiva para o aumento de giro). Depois disso, é possível pensar e desenvolver materiais de PDV adequados para este canal, priorizando materiais modulares que são mais versáteis e adaptáveis. Totens e menus que indiquem os preços, promoções e informações dos seus produtos também são ótimos para esse tipo de canal.

Exemplo de materiais de merchandising no PDV do canal Varejo de Vizinhança

 

3. Sortimento

O sortimento é algo que destina bastante atenção e controle, pois ele irá determinar a visibilidade dos seus produtos e da sua marca para o shopper. Com menos espaço e com um desafio bem maior de organização, o canal precisa constantemente contar com alternativas que o mantenham competitivo frente às grandes redes. Essa competitividade passa por alguns pontos, como entender o shopper da localidade deste estabelecimento e planejar a distribuição dos produtos nas gôndolas com base nos produtos com mais giro. Por este motivo, o ideal é elaborar um planejamento do mix de produtos de acordo com o perfil do público-alvo do canal.

4. Valorize a experiência da compra

Entender o shopper também é importante neste canal. Conectar o comportamento dele a um bom gerenciamento de categorias faz toda a diferença para a sua jornada. Pouco espaço não pode ser desculpa para desorganização, muito pelo contrário, deve ser um diferencial explorado para criar uma experiência mais envolvente para o shopper. Desta forma, espaços menores como a do Varejo de Vizinhança são mais humanizados e intimistas, mas é possível usar esta característica a seu favor: valorize a experiência de compra oferecendo agilidade, proximidade, comodidade e atendimento personalizado ao seu shopper.

E aí, você já pensou nestes quesitos na construção de suas estratégias ou acredita que há algo mais que precisa ser considerado? Conta aqui nos comentários!

 


Precisa de ajuda para executar sua estratégia de merchandising? 

Precisa de ajuda para repensar sua estratégia e ter mais visibilidade no Trade Marketing? Então saiba que a Fábrica de Ideias pode ajudar.

Além de possuir uma grande capacidade produtiva dos materiais de merchandising, também somos um fornecedor end to end, podendo ajudar sua empresa na logística e positivação de expositores no PDV.

Graças ao seu domínio de mercado, a Fábrica de Ideias é capaz de facilitar a execução do PDV e atender aos mais diversos formatos de lojas, nos mais diversificados canais de venda.

Visite nosso site para saber mais sobre as soluções que nós oferecemos.


A Fábrica de Ideias é especialista em merchandising no PDV. Atuando há mais de 20 anos, nossa equipe atua criando, produzindo, armazenando e ativando soluções completas. Não importa qual é o seu desafio, a Fábrica de Ideia é o seu parceiro ideal para merchandising em PDV. Conheça o trabalho da Fábrica de Ideias e contate nossa equipe.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.